CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE BACTÉRIAS: SABER CIENTÍFICO E CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS

Autores

  • Thamara Medeiros Azevedo Universidade Federal de Campina Grande
  • Luiz Sodré Universidade Federal de Campina Grande

Resumo

A bacteriologia está entre os ramos das Ciências Biológicas que permitem inúmeras possibilidades de relações entre os conteúdos específicos e os aspectos comuns do cotidiano. No entanto, contraditoriamente ao interesse que possa despertar, o seu ensino continua sendo executado de maneira tradicional, contribuindo para um aparente distanciamento entre o conteúdo e o dia-dia dos estudantes. Partindo desse pressuposto, o objetivo deste trabalho foi analisar as concepções apresentadas por estudantes da Educação Básica sobre a bacteriologia em escolas estaduais e privadas do interior da Paraíba. Para isso, foram aplicados questionários dissertativos para professores e estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental e do 3º Ano do Ensino Médio. Os resultados indicaram que a maioria dos professores ainda desenvolve as suas aulas de maneira tradicional, o que pode ter refletido no nível de entendimento evidenciado nas respostas dos estudantes, dos quais 75% não souberam argumentar sobre qualquer benefício proporcionado por atividades bacterianas, ou ainda afirmaram que todas elas são provedoras unicamente de efeitos negativos. Por meio dessa investigação, pôde-se verificar a influência do cotidiano na formação de concepções alternativas, e a importância de resgatá-las para a superação de conceitos conflitantes ao conhecimento científico. 

Biografia do Autor

Thamara Medeiros Azevedo, Universidade Federal de Campina Grande

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Campina Grande.

Mestranda em Ciências Naturais e Biotecnologia.

Luiz Sodré, Universidade Federal de Campina Grande

Unidade Acadêmica de Educação

Ensino de Microbiologia nos níveis fundamental, médio e superior.

Downloads

Publicado

2014-12-29

Como Citar

Azevedo, T. M., & Sodré, L. (2014). CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE BACTÉRIAS: SABER CIENTÍFICO E CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 4(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/2478