CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE BACTÉRIAS: SABER CIENTÍFICO E CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS
Resumo
A bacteriologia está entre os ramos das Ciências Biológicas que permitem inúmeras possibilidades de relações entre os conteúdos específicos e os aspectos comuns do cotidiano. No entanto, contraditoriamente ao interesse que possa despertar, o seu ensino continua sendo executado de maneira tradicional, contribuindo para um aparente distanciamento entre o conteúdo e o dia-dia dos estudantes. Partindo desse pressuposto, o objetivo deste trabalho foi analisar as concepções apresentadas por estudantes da Educação Básica sobre a bacteriologia em escolas estaduais e privadas do interior da Paraíba. Para isso, foram aplicados questionários dissertativos para professores e estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental e do 3º Ano do Ensino Médio. Os resultados indicaram que a maioria dos professores ainda desenvolve as suas aulas de maneira tradicional, o que pode ter refletido no nível de entendimento evidenciado nas respostas dos estudantes, dos quais 75% não souberam argumentar sobre qualquer benefício proporcionado por atividades bacterianas, ou ainda afirmaram que todas elas são provedoras unicamente de efeitos negativos. Por meio dessa investigação, pôde-se verificar a influência do cotidiano na formação de concepções alternativas, e a importância de resgatá-las para a superação de conceitos conflitantes ao conhecimento científico.
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