O QUE OS CALOUROS E VETERANOS DO CURSO LICENCIATURA EM QUÍMICA DO CAMPUS DE ITABAIANA FALAM SOBRE OS CONCEITOS DE CALOR E TEMPERATURA

Autores

  • Joseane Andrade Santana Universidade Federal de Sergipe
  • Erivanildo Lopes Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Victor Hugo Vitorino Sarmento Universidade Federal de Sergipe

Resumo

Buscou-se neste trabalho analisar as concepções sobre os conceitos de calor e temperatura dos calouros e veteranos do curso de licenciatura em química do Campus Prof. Alberto Carvalho em Itabaiana-SE. Para analisar e avaliar as concepções foram utilizados mapas conceituais referentes aos conceitos de calor e temperatura e pontuado segundo os critérios de Novak. Os veteranos apresentaram maiores relações entre os conceitos, mas suas concepções sobre calor e temperatura se assemelham as apresentadas pelos calouros, em sua maioria do senso comum. Com o resultado podemos inferir que a maioria dos alunos (calouros e veteranos) ainda não possuem os conceitos calor e temperatura formados do ponto de visto científico

Biografia do Autor

Joseane Andrade Santana, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Licenciatura em Química (2012) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), mestranda em Físico-Química (UFS)

Erivanildo Lopes Silva, Universidade Federal de Sergipe

Professor do departamento de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Sergipe e atua na área de Ensino de Química, professor do programa de pós graduação em Ensino de Ciencias e Matemática (NPGCIMA)

Victor Hugo Vitorino Sarmento, Universidade Federal de Sergipe

Professor do departamento de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Sergipe e atua na área de Físico - Química, professor do programa de pós graduação em Química (NPGQ)

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Publicado

2014-12-29

Como Citar

Santana, J. A., Silva, E. L., & Sarmento, V. H. V. (2014). O QUE OS CALOUROS E VETERANOS DO CURSO LICENCIATURA EM QUÍMICA DO CAMPUS DE ITABAIANA FALAM SOBRE OS CONCEITOS DE CALOR E TEMPERATURA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 4(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/2552