ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA NUMA PERSPECTIVA DE ENSINO POR SITUAÇÃO-PROBLEMA PARA ALUNOS INICIANTES DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

Autores

  • Angela Fernandes Campos UFRPE
  • Rosângela Maria da Silva Lucena UFRPE
  • Sandra Rodrigues de Souza UFRPE

Resumo

Nesse estudo uma situação-problema (SP) foi elaborada, com base nas orientações de Meirieu, e aplicada visando facilitar o entendimento do conteúdo reações químicas, desenvolver procedimentos e atitudes nos alunos do 1º período do Curso de Medicina Veterinária da UFRPE. Três atividades experimentais que versavam sobre processos químicos e físicos relacionadas com a SP foram vivenciadas. Os resultados mostraram que as atividades experimentais contribuíram para que os alunos conseguissem responder a SP que, a princípio, foi vista por eles como um enigma e ao mesmo tempo como um desafio na busca de uma solução. A maioria dos grupos respondeu a SP considerando os níveis fenomenológico e representacional do conhecimento químico, mas apresentaram dificuldades com relação ao aspecto teórico.

Biografia do Autor

Angela Fernandes Campos, UFRPE

Doutora em Química, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Departamento de Química

Rosângela Maria da Silva Lucena, UFRPE

Mestre em Ensino de Ciências, Docente do departamento de Química da UFRPE

Sandra Rodrigues de Souza, UFRPE

Doutora em Ciências Biológicas, Docente do Departamento de Educação da UFRPE

Downloads

Publicado

2015-06-14

Como Citar

Campos, A. F., Lucena, R. M. da S., & Souza, S. R. de. (2015). ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA NUMA PERSPECTIVA DE ENSINO POR SITUAÇÃO-PROBLEMA PARA ALUNOS INICIANTES DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 5(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/2718