ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA NUMA PERSPECTIVA DE ENSINO POR SITUAÇÃO-PROBLEMA PARA ALUNOS INICIANTES DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA
Resumo
Nesse estudo uma situação-problema (SP) foi elaborada, com base nas orientações de Meirieu, e aplicada visando facilitar o entendimento do conteúdo reações químicas, desenvolver procedimentos e atitudes nos alunos do 1º período do Curso de Medicina Veterinária da UFRPE. Três atividades experimentais que versavam sobre processos químicos e físicos relacionadas com a SP foram vivenciadas. Os resultados mostraram que as atividades experimentais contribuíram para que os alunos conseguissem responder a SP que, a princípio, foi vista por eles como um enigma e ao mesmo tempo como um desafio na busca de uma solução. A maioria dos grupos respondeu a SP considerando os níveis fenomenológico e representacional do conhecimento químico, mas apresentaram dificuldades com relação ao aspecto teórico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.