AS CONCEPÇÕES DE ALUNAS DE PEDAGOGIA SOBRE A TEORIA E A PRÁTICA DO USO DE JOGOS MATEMÁTICOS
Resumo
O artigo analisa as concepções de estudantes em formação inicial, do 3º semestre do curso de Pedagogia, durante o primeiro semestre letivo de 2013. Faz-se o estudo dos conceitos de teoria e prática, a partir das disciplinas que discutem o jogo, a ludicidade e a Matemática, na Educação Infantil. Sendo jogo o grande motivador para a criança pré-escolar, em especial, investiga-se o uso de jogos matemáticos como recurso metodológico em futura prática pedagógica. Para a avaliação das concepções, foram lidas e analisadas duas Redações (I e II). A primeira Redação foi aplicada antes da ocorrência da Feira Lúdica, e a seguir, no final do semestre letivo, a Redação II. A abordagem metodológica utilizada é de cunho qualitativo através da análise documental dos textos das 16 estudantes em curso, num total de 32 redações. A princípio, as redações mostraram inclinação favorável à “Prática”. Posteriormente às atividades da Feira Lúdica, as concepções contidas nas Redações II revelaram um equilíbrio valorativo entre a “Teoria” e a “Prática” tanto para os conteúdos das disciplinas como para o uso dos jogos matemáticos. Apresentou-se fator novo e relevante: concepções sobre o papel do professor como responsável por pesquisas, reflexões sobre a prática e melhoria de suas aulas. Os resultados revelam que as concepções prevaleceram importância de atividades práticas nos cursos de graduação em Pedagogia para ocorrer equivalência entre teoria e prática, em particular para os conteúdos de Matemática.
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