PROCESSO HISTÓRICO E POLÍTICO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR NO BRASIL

Autores

  • Rosilania Macedo Silva Unversidade de Aveiro

Palavras-chave:

Gestão democrática, Redemocratização, Sistema educacional, Legalização

Resumo

Este artigo apresenta um estudo documental e bibliográfico desenvolvido durante os estudos do Mestrado em Educação pela Universidade de Aveiro/Portugal. Seguindo o objetivo do curso na área de Administração e Políticas Educativas, buscamos apresentar a gestão das escolas brasileiras, partindo de fatores históricos e políticos. Deste modo o artigo tem por finalidade realizar uma reflexão da implantação da gestão democrática nas escolas da rede pública de ensino, pós o período da ditadura militar.  Como também, refletir sobre o contexto da gestão democrática atual, vislumbrando sobre o futuro desse modelo, incidindo uma breve análise sobre sua legalização e consequências para as escolas públicas no Brasil.

Biografia do Autor

Rosilania Macedo Silva, Unversidade de Aveiro

Pedagoga pela Universidad Federal de Alagoas, Mestra em Educação pela Universidade de Aveiro-Portugal Inspetora Educacional no  siatema de ensino em Alagoas.

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Publicado

2016-10-10

Como Citar

Silva, R. M. (2016). PROCESSO HISTÓRICO E POLÍTICO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR NO BRASIL. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 6(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/3035