A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ESTUDO DE FUNÇÕES EXPONENCIAIS

Autores

  • Diego Bittencourt Gonçalves
  • Denice Aparecida Fontana Nisxota Menegais

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Aprendizagem, Funções Exponenciais

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade relatar a experiência obtida em uma atividade de modelagem matemática realizada com uma turma regular do primeiro ano do Ensino Médio. A aplicação foi realizada em dois momentos distintos, com a primeira etapa servindo como introdução ao estudo de funções exponenciais, e em segundo momento servindo para a conclusão do estudo deste mesmo conteúdo. É importante destacar que entre os dois momentos de aplicação desta atividade a turma teve aulas envolvendo conceitos e definições sobre o assunto de forma algébrica e mais tradicional, isto é, sem o uso de situações-problema. Dessa maneira, ao final da segunda aplicação, foi possível concluir através de uma comparação de resultados quais foram os pontos positivos e negativos na construção do conhecimento desses alunos, obtidos através da utilização da modelagem matemática em momentos distintos; foi possível, portanto, observar as dúvidas, os questionamentos, os acertos e os erros em cada etapa, possibilitando, assim, um melhor foco em relação às deficiências observadas. Outro fator importante a destacar é o fato de que as situações-problema apresentadas seguem uma mesma ideia de raciocínio, mas em diferentes contextos, e são nas situações do cotidiano que despertam a curiosidade dos alunos para encontrar as possíveis soluções.

Downloads

Publicado

2016-10-10

Como Citar

Gonçalves, D. B., & Menegais, D. A. F. N. (2016). A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ESTUDO DE FUNÇÕES EXPONENCIAIS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 6(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/3340