A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ESTUDO DE FUNÇÕES EXPONENCIAIS
Palavras-chave:
Modelagem Matemática, Aprendizagem, Funções ExponenciaisResumo
O presente trabalho tem por finalidade relatar a experiência obtida em uma atividade de modelagem matemática realizada com uma turma regular do primeiro ano do Ensino Médio. A aplicação foi realizada em dois momentos distintos, com a primeira etapa servindo como introdução ao estudo de funções exponenciais, e em segundo momento servindo para a conclusão do estudo deste mesmo conteúdo. É importante destacar que entre os dois momentos de aplicação desta atividade a turma teve aulas envolvendo conceitos e definições sobre o assunto de forma algébrica e mais tradicional, isto é, sem o uso de situações-problema. Dessa maneira, ao final da segunda aplicação, foi possível concluir através de uma comparação de resultados quais foram os pontos positivos e negativos na construção do conhecimento desses alunos, obtidos através da utilização da modelagem matemática em momentos distintos; foi possível, portanto, observar as dúvidas, os questionamentos, os acertos e os erros em cada etapa, possibilitando, assim, um melhor foco em relação às deficiências observadas. Outro fator importante a destacar é o fato de que as situações-problema apresentadas seguem uma mesma ideia de raciocínio, mas em diferentes contextos, e são nas situações do cotidiano que despertam a curiosidade dos alunos para encontrar as possíveis soluções.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.