CADERNO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: UMA CONSTRUÇÃO DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA PARA A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO VIRTUAL

Autores

  • Flavia Gomes de Souza UNIGRANRIO
  • Herbert Gomes Martins
  • Chang Kuo Rodrigues
  • Giseli Capaci Rodrigues

Resumo

A prática docente vem sendo conduzida a um processo de ressignificação em consequência de uma sociedade que possui acesso as mais diversas informações com uma rapidez nunca antes experimentada. Nesse sentido, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) vem sendo gradativamente integradas ao ensino, como resposta ao mundo tecnológico e globalizado em que estamos imersos. Os laboratórios virtuais, como um recurso tecnológico, vêm sendo inseridos como ferramenta pedagógica no ensino de química. Nesta perspectiva, este trabalho, gerado no âmbito de um Mestrado Profissional, teve como foco e participantes da pesquisa Licenciandos em Química, com intuito de inserir os futuros professores da Educação Básica no universo das atividades experimentais virtuais, em face aos experimentos tradicionais realizados em laboratório. Com isso, buscou-se compreender as concepções e as perspectivas desses licenciandos a respeito da contribuição do simulador de experimentos, o laboratório virtual da Pearson - Virtual Lab de Química® - para o ensino de Química. Como produto educacional, relato deste artigo, foram obtidas sequências didáticas que deram origem ao “Caderno de Sequências Didáticas: Uso do Virtual Lab de Química como Recurso Instrucional”. Essas sequências didáticas foram elaboradas pelos licenciandos e consideradas importantes, pois servirão como recursos instrucionais para professores de Química no uso de laboratórios virtuais. Ao mesmo tempo, tal experiência possibilitou levar aos licenciandos um diferente ponto de vista sobre experimentos. Além disso, esses futuros professores poderão utilizar esse recurso na sua própria prática pedagógica, como uma ferramenta de ensino potencial para proporcionar uma aula dinâmica, interativa e atrativa aos seus alunos.

Biografia do Autor

Flavia Gomes de Souza, UNIGRANRIO

Mestre em Ensino das Ciências na Educação Básica, PPGEC, Unigranrio.

Herbert Gomes Martins

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências na Educação Básica, PPGEC, Unigranrio.

Chang Kuo Rodrigues

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências na Educação Básica, PPGEC, Unigranrio.

Giseli Capaci Rodrigues

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências na Educação Básica, PPGEC, Unigranrio.

Downloads

Publicado

2016-05-05

Como Citar

de Souza, F. G., Martins, H. G., Rodrigues, C. K., & Rodrigues, G. C. (2016). CADERNO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: UMA CONSTRUÇÃO DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA PARA A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO VIRTUAL. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 6(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/3432