INVESTIGAÇÃO E TRATAMENTO DAS QUESTÕES AMBIENTAIS NUMA ESCOLA PÚBLICA NA BAIXADA FLUMINENSE/RIO DE JANEIRO
Palavras-chave:
Conscientização Ambiental, Ensino de Biologia, Atores do EnsinoResumo
Devido às alterações humanas o meio ambiente vem sendo alvo de preocupação e discussão na sociedade, o planeta vem sofrendo grandes impactos ambientais, afetando diretamente a qualidade de vida da população. Diante desse quadro faz-se necessária uma mudança no comportamento humano frente ao uso dos recursos naturais e o melhor caminho para esta conscientização é através da Educação Ambiental. A escola, embora não seja a única, pode ser considerado o principal meio para criar uma consciência preservacionista. Um ensino de qualidade é o mecanismo para a transformação da sociedade, formando indivíduos críticos, responsáveis e conscientes dos seus direitos e deveres. O presente trabalho se propõe a buscar compreender como as questões ambientais são tratadas no ambiente escolar, com o intuito de desenvolver um trabalho de conscientização ambiental em toda comunidade estudantil. A pesquisa foi desenvolvida no Colégio Estadual Parada Angélica – Duque de Caxias – RJ. Na coleta de dados utilizou-se questionários de sondagem e uma caixa de sugestões, com a finalidade de identificar os temas ligados a esta área de maior interesse. Os resultados comprovam que a referida escola é aberta ao trabalho de conscientização ambiental, porém muitos professores ainda encontram dificuldades em trabalhar esses temas, sendo necessário mais investimento numa formação continuada. Pretende-se com o referido trabalho contribuir para um maior esclarecimento sobre este, que é um dos temas atuais e sobre o papel da escola no tratamento dessas questões.
Palavras-chave: Conscientização Ambiental. Ensino de Biologia. Atores do Ensino.
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