ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM AMBIENTE DE MODELAGEM MATEMÁTICA: REFLEXÕES NO ENSINO DE FÍSICA
Resumo
A alfabetização científica tem sido um tema bastante discutido nos últimos anos por pesquisadores do ensino de ciências e matemática. Apesar disso, poucos trabalhos abordam esse tema em ambiente de modelagem matemática. Nosso objetivo é discutir sobre alfabetização científica nas aulas de física com modelagem matemática enfatizando a experimentação. Para isso, buscamos respostas a duas perguntas principais: quais saberes são necessários aos alfabetizados cientificamente? e como esses saberes emergem em práticas de modelagem matemática? Por meio de pesquisa bibliográfica e de discussões teórico-práticas, verificamos que tais competências emergem em complexidade crescente conforme a transição entre as etapas de modelagem e conforme a maior ou menor participação dos estudantes nessas etapas. O estudo gerou um quadro de referência que pode ser consultado por professores interessados em promover alfabetização em ambiente de modelagem matemática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.