ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM AMBIENTE DE MODELAGEM MATEMÁTICA: REFLEXÕES NO ENSINO DE FÍSICA

Autores

  • Ednilson Sergio Ramalho de Souza Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA
  • Pedro Estevão da Conceição Moutinho Instituto Federal do Pará-IFPA

Resumo

A alfabetização científica tem sido um tema bastante discutido nos últimos anos por pesquisadores do ensino de ciências e matemática. Apesar disso, poucos trabalhos abordam esse tema em ambiente de modelagem matemática. Nosso objetivo é discutir sobre alfabetização científica nas aulas de física com modelagem matemática enfatizando a experimentação. Para isso, buscamos respostas a duas perguntas principais: quais saberes são necessários aos alfabetizados cientificamente? e como esses saberes emergem em práticas de modelagem matemática? Por meio de pesquisa bibliográfica e de discussões teórico-práticas, verificamos que tais competências emergem em complexidade crescente conforme a transição entre as etapas de modelagem e conforme a maior ou menor participação dos estudantes nessas etapas. O estudo gerou um quadro de referência que pode ser consultado por professores interessados em promover alfabetização em ambiente de modelagem matemática.

Biografia do Autor

Ednilson Sergio Ramalho de Souza, Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA

Docente da Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Especialista em Educação Matemática, Mestre em Educação em Ciências e Matemática, Doutorando em Educação em Ciências e Matemática.

Pedro Estevão da Conceição Moutinho, Instituto Federal do Pará-IFPA

Docente do Instituto Federal do Pará-IFPA, Mestre em Educação em Ciências e Matemática.

Downloads

Publicado

2017-11-07

Como Citar

Souza, E. S. R. de, & Moutinho, P. E. da C. (2017). ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM AMBIENTE DE MODELAGEM MATEMÁTICA: REFLEXÕES NO ENSINO DE FÍSICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 7(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/3986