REVISTA AL-KARISMI: PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Revista Al-Karismi, Contextualización, Educación Superior, Contextualização, Educação SuperiorResumo
O estudo apresenta uma análise da revista Al-Karismi, distribuída nas décadas de 1940 e 1950, com propostas de recreação matemática, por responsabilidade de Malba Tahan. Em pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, de análise documental, selecionamos, nos volumes 3 e 4 dessa revista, os textos que apresentaram conhecimentos matemáticos contextualizados para analisarmos sua possível utilização em atividades pedagógicas em disciplinas dos cursos de Licenciatura de Matemática da UFU/FACIP e da UFF. As análises se basearam em dois eixos norteadores: (1) Conhecimento matemático: significados a partir da resolução de problemas e (2) Linguagem matemática ao longo da história. Verificamos, assim, que, embora a revista tenha sido produzida em um período no qual propostas de contextualização ainda eram exíguas, ela já sinalizava, com certa preocupação, tornar o estudo da matemática mais atraente e acessível ao aluno.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.