REVISTA AL-KARISMI: PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

  • Vlademir Marim Universidad Autónoma de Madrid
  • Adriano Vargas Freitas Universidade Federal Fluminense (UFF)

Palavras-chave:

Revista Al-Karismi, Contextualización, Educación Superior, Contextualização, Educação Superior

Resumo

O estudo apresenta uma análise da revista Al-Karismi, distribuída nas décadas de 1940 e 1950, com propostas de recreação matemática, por responsabilidade de Malba Tahan. Em pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, de análise documental, selecionamos, nos volumes 3 e 4 dessa revista, os textos que apresentaram conhecimentos matemáticos contextualizados para analisarmos sua possível utilização em atividades pedagógicas em disciplinas dos cursos de Licenciatura de Matemática da UFU/FACIP e da UFF. As análises se basearam em dois eixos norteadores: (1) Conhecimento matemático: significados a partir da resolução de problemas e (2) Linguagem matemática ao longo da história. Verificamos, assim, que, embora a revista tenha sido produzida em um período no qual propostas de contextualização ainda eram exíguas, ela já sinalizava, com certa preocupação, tornar o estudo da matemática mais atraente e acessível ao aluno.

Biografia do Autor

Vlademir Marim, Universidad Autónoma de Madrid

Doutor em Educação Matemática

Adriano Vargas Freitas, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutor em Educação Matemática (PUC-SP), Mestre em Educação (UCP), Especialista em Ensino de Matemática (UFRJ).

Downloads

Publicado

2016-10-10

Como Citar

Marim, V., & Freitas, A. V. (2016). REVISTA AL-KARISMI: PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 6(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4037