LISTAS DE CÁLCULO: ALTERAÇÕES PROVOCADAS PELOS DISPOSITIVOS MÓVEIS
Palavras-chave:
Cálculo Diferencial e Integral, Tecnologias da Informação e Comunicação, Estratégias de Ensino e Aprendizagem, Técnica, AppsResumo
O Produto Educacional é consequência do trabalho de dissertação que teve por objetivo investigar e analisar quais as influências das Tecnologias da Informação e Comunicação nas Estratégias de Ensino e Aprendizagem de professores e estudantes de Cálculo Diferencial e Integral, e visa principalmente entender a relação entre homem e máquina na situação abordada. A pesquisa utilizou como procedimentos metodológicos entrevistas semi-estruturadas com professores e ex-professores de Cálculo com intuito de investigar o que esses professores sabem, pensam e acham sobre essa nova técnica. Foi elaborado também um questionário on-line para estudantes com a intenção de verificar as estratégias aprendizagem utilizadas por eles no momento de estudos, além de buscamos também verificar se esses estudantes estão utilizando essas novas ferramentas nesses momentos. O material ora apresentado traz a discussão dos aplicativos disponíveis para dispositivos móveis (smartphones), suas potencialidades e uma discussão sobre como poderia ser apresentada uma lista de exercício da disciplina em questão. Um das conclusões do trabalho é que a Revolução Tecnológica traduzida nas ferramentas disponíveis para a prática matemática já exerce alguma tendência nos modos de realizar operações e nas estratégias ensino e aprendizagem desses estudantes. Em consequência podemos dizer que a transferência do esforço material e mental para as máquinas retrata uma situação auspiciosa e tem em princípio o valor de libertação ao homem, requisitando, neste momento, estudos e pesquisas para professores saberem como utilizar essas máquinas de calcular para o processo de ensino e aprendizagem de modo a gerar aprendizagens significativas.Downloads
Publicado
2016-10-10
Como Citar
Pires, L. F. R., & Escher, M. A. (2016). LISTAS DE CÁLCULO: ALTERAÇÕES PROVOCADAS PELOS DISPOSITIVOS MÓVEIS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 6(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4043
Edição
Seção
Produtos Educacionais
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.