ENSINO DE FÍSICA E PARCERIA: UMA PROPOSTA DE PRODUTO EDUCACIONAL

Autores

  • Armando Gil Ferreira dos Santos
  • Giselle Faur de Castro Catarino UERJ/UNIGRANRIO

Palavras-chave:

Parceria, Ação docente, Colaboração, Interdisciplinaridade

Resumo

O produto educacional apresentado neste artigo é fruto de uma pesquisa de mestrado profissional que teve como proposta investigar como professores de ciências estabelecem parcerias com as demais áreas do conhecimento para melhorias no processo de ensino e aprendizagem. O referencial teórico que deu suporte para a criação do produto é formado por alguns autores que nos ajudam a refletir sobre o tema em questão: Maurice Tardif, Olga Pombo, entre outros, e autores que nos ajudam a pensar aspectos que envolvem ações docentes colaborativas criadas a partir das parcerias. Nosso objetivo principal foi desenvolver um produto que contribuísse para pensar e desenvolver estratégias que levassem a práticas de ensino mais interdisciplinares, mesmo com as dificuldades encontradas por professores em seus cotidianos escolares. Entendemos que nosso produto pode apontar para novas práticas de ensino em parceria, oferecendo, a partir de contribuições de professores que se proponham a agir de forma colaborativa, algum contributo para a compreensão do conceito de interdisciplinaridade e possibilidades na construção de trabalhos pedagógicos de colaboração.

Biografia do Autor

Armando Gil Ferreira dos Santos

Mestre pelo Porgrama de Pós Graduação em Ensino das Ciências-Unigranrio

Giselle Faur de Castro Catarino, UERJ/UNIGRANRIO

Professora Adjunto do Instituto de Física Armando Dias Tavares-DFAT-UERJ/Porgrama de Pós Graduação em Ensino das Ciências-Unigranrio

Downloads

Publicado

2016-10-10

Como Citar

Santos, A. G. F. dos, & Catarino, G. F. de C. (2016). ENSINO DE FÍSICA E PARCERIA: UMA PROPOSTA DE PRODUTO EDUCACIONAL. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 6(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4047