PESQUISA CIENTÍFICA BASEADA EM UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Palavras-chave:
Revisão Sistemática da Literatura, Triângulo Retângulo, Relações Métricas, Software EducacionalResumo
O presente artigo tem o objetivo de apresentar um planejamento metodológico de uma pesquisa que utilizou como objeto de estudo o uso de software no ensino de das relações métricas no triângulo retângulo, um conteúdo relevante no Ensino Fundamental II que tem sido apontada como emblemática no que diz respeito ao aproveitamento escolar, comprometendo os processos de ensino e de aprendizagem de outros conteúdos matemáticos simultaneamente com sua aplicabilidade. Nesse sentido, destacam-se alguns trabalhos pesquisados no que tangencia as fragilidades na aprendizagem de conceitos fundamentais das relações métricas no triângulo retângulo junto à aplicabilidade do Teorema de Pitágoras. Para tanto, seguiu-se o protocolo metodológico da Revisão Sistemática da Literatura elencando os trabalhos que contribuíram para a execução da pesquisa. Diante desse cenário, um estudo experimental foi conduzido utilizando ferramentas computacionais escolhidas a partir de um estudo prévio descrito no trabalho, com um conjunto de alunos no sentido de avaliar qualitativamente a utilização dessas ferramentas. A pesquisa permitiu apontar dificuldades e potencialidades no ensino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.