EDUCAÇÃO FINANCEIRA POR MEIO DE DADOS REAIS: ATIVIDADES DIDÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Ana Carolina Gadotti Universidade Regional de Blumenau
  • Tânia Baier Universidade Regional de Blumenau

Palavras-chave:

Educação Financeira, Ensino fundamental, Atividades.

Resumo

O presente artigo apresenta parte de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) – Mestrado Profissional - da Universidade XXX. O objetivo geral da pesquisa foi elaborar e aplicar atividades didáticas para a educação básica sobre o tema Educação Financeira fundamentadas em dados reais, colaborando na formação dos estudantes para o consumo sustentável e uma vida financeira responsável. Na atualidade, dados estatísticos mostram que o endividamento das pessoas e das famílias acontece por despesas não previstas, ou seja, por gastos não planejados realizados por impulso. Este artigo tem por objetivo apresentar a importância da Educação Financeira e a análise de duas atividades desenvolvidas com duas turmas dos anos finais do ensino fundamental, aplicadas com 46 estudantes de escolas públicas localizadas nos municípios de Blumenau e Timbó – SC. Com essas atividades, espera-se contribuir para o aprendizado da Educação Financeira em sala de aula, conscientizando os estudantes sobre a importância desse tema através de atividades didáticas baseadas em dados reais, contribuindo para a construção da cidadania e também para o bem estar econômico e financeiro dos jovens.

Downloads

Publicado

2017-01-21

Como Citar

Gadotti, A. C., & Baier, T. (2017). EDUCAÇÃO FINANCEIRA POR MEIO DE DADOS REAIS: ATIVIDADES DIDÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 6(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4073