O ESTUDO DE MATRIZES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: PROBLEMATIZANDO O CONTROLE FINANCEIRO DE COOPERATIVAS AGRÍCOLAS

Autores

  • Jaqueline de Souza Pereira Grilo

Palavras-chave:

Educação do campo, Matrizes, Cooperativas, Controle financeiro

Resumo

O presente estudo teve o objetivo de analisar como estudantes de um curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Matemática utilizam tópicos relacionados ao estudo de matrizes para o controle financeiro de Cooperativas Agrícolas. Para tanto, recorremos à análise documental e utilizamos como fonte para a produção dos dados os relatórios encaminhados pelos estudantes referentes ao plano de estudo elaborado para o Tempo Comunidade de um componente curricular de matemática básica do referido curso. Dos 11 relatórios encaminhados pelos estudantes, identificamos 8 que tratavam da temática uso de matrizes no controle financeiro de cooperativas agrícolas, estes selecionados para a análise. Após a análise dos dados, foi possível verificar que os tópicos utilizados pelos estudantes permitiram: controlar o estoque das cooperativas, calcular montante de capital e estimar produção correspondente a cada cooperado. Observou-se também que o modo como a atividade foi desenvolvida possibilitou aos licenciandos que compreendessem como conteúdos matemáticos podem ser explorados a partir de situações do cotidiano favorecendo o desenvolvimento social e econômico da comunidade onde vivem.

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Publicado

2017-01-21

Como Citar

Grilo, J. de S. P. (2017). O ESTUDO DE MATRIZES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: PROBLEMATIZANDO O CONTROLE FINANCEIRO DE COOPERATIVAS AGRÍCOLAS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 6(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4222