A FAM͍LIA DEZMEDIDA NA PRÁTICA DE FINANÇAS

Autores

  • Rosilaine Motta da Silva UNIGRANRIO
  • Abel Rodolfo Garcia Lozano Unigranrio
  • Chang Kuo Rodrigues Unigranrio

Palavras-chave:

Educação Matemática, Educação Financeira, Ensino Fundamental, Ensino

Resumo

O presente trabalho é oriundo da dissertação de Mestrado do PPGEC, da Universidade Unigranrio, sob o título “Educar Financeiramente em Situações Didáticas no Município de São João de Meriti: algumas possibilidades”, na forma de um Produto Educacional, tal como preconiza os mestrados profissionais em nosso país. Nessa perspectiva, as discussões teóricas firmaram-se na dissertação, fundamentando-se nos pressupostos teóricos da situação didática e na metodologia da engenharia didática, ambos da Didática Francesa. Por isso, o foco deste trabalho descreve o livreto, sob o título “A Família Dezmedida”, com o intuito de entreter alunos do Ensino Fundamental II, a partir de dez situações que ocorrem com esta família, cada qual com um problema envolvendo questões financeiras para resolver matematicamente. Além disso, há também cinco atividades que complementam o livreto, todos advindos do trabalho dissertativo.

.

Biografia do Autor

Abel Rodolfo Garcia Lozano, Unigranrio

Possui graduação em Matemática - Universidad de La Habana (1983), mestrado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1996) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Grande Rio e professor adjunto da Faculdade de Formação de professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Matemática Discreta e Combinatória, específicamente Teoria dos Grafos

Chang Kuo Rodrigues, Unigranrio

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências

Downloads

Publicado

2017-01-21

Como Citar

Silva, R. M. da, Lozano, A. R. G., & Rodrigues, C. K. (2017). A FAM͍LIA DEZMEDIDA NA PRÁTICA DE FINANÇAS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 6(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4236