EXPERIMENTOS ADAPTADOS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Palavras-chave:
, Inclusão dos deficientes visuais, Experimentos de Física, Educação adequadaResumo
Resumo
A inclusão de alunos, com deficiência visual em salas de aulas regulares, possibilita a socialização e o desenvolvimento da cultura que em conjunto com a família, tem importante papel no processo de desenvolvimento e aprendizagem destes sujeitos. Aqui apresentamos algumas adaptações de experimentos de física desenvolvidos de maneira acessível para pessoas cegas e/ou com baixa visão, respeitando o princípio da diversidade e da inclusão sem tornar - los um recurso fechado apenas para alguns alunos, mas permitindo ao professor utilizá - los com toda a sua turma. Um breve histórico de cada aparato é apresentado. Um dos objetivos deste recurso didático é utiliza - lo, como “configuradores” da informação que poderá ser transformada em conhecimento, após um dinâmico e longo processo de transformações, a partir de apropriações que os alunos farão com a mediação do professor. O acesso e a compreensão da informação é a “porta de entrada” ao conhecimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.