EXPERIMENTOS ADAPTADOS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Sofia Castro Hallais Instituto de Física Armando Dias Tavares da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Giselle Faur de Castro Catarino Universidade do Grande Rio / Instituto de Física Armando Dias Tavares da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Maria da Conceição de Almeida Barbosa-Lima Instituto de Física Armando Dias Tavares da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Instituto Oswaldo Cruz (colaboradora) http://orcid.org/0000-0002-1290-0060

Palavras-chave:

, Inclusão dos deficientes visuais, Experimentos de Física, Educação adequada

Resumo

Resumo

A inclusão de alunos, com deficiência visual em salas de aulas regulares, possibilita a socialização e  o desenvolvimento da cultura que em conjunto com a família, tem importante papel no processo de desenvolvimento e aprendizagem destes sujeitos. Aqui apresentamos algumas adaptações de experimentos de física desenvolvidos de maneira acessível para pessoas cegas e/ou com baixa visão, respeitando o princípio da diversidade e da inclusão sem tornar - los um recurso fechado apenas para alguns alunos, mas permitindo ao professor utilizá - los com toda a sua turma. Um breve histórico de cada aparato é apresentado.  Um dos objetivos deste recurso didático é utiliza - lo, como “configuradores” da informação que poderá ser transformada em conhecimento, após um dinâmico e longo processo de transformações, a partir de apropriações que os alunos farão com a mediação do professor. O acesso e a compreensão da informação é a “porta de entrada” ao conhecimento.

Biografia do Autor

Sofia Castro Hallais, Instituto de Física Armando Dias Tavares da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Licencianda em Física pela UERJ

Giselle Faur de Castro Catarino, Universidade do Grande Rio / Instituto de Física Armando Dias Tavares da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Licenciada e bacharel em Física pela UERJ, mestre e doutora pela UFF.

Maria da Conceição de Almeida Barbosa-Lima, Instituto de Física Armando Dias Tavares da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Instituto Oswaldo Cruz (colaboradora)

Professora associada do Departamento de Física Aplicada e Termodinâmica, mestre em Educação pela PUC-RIO e doutora em Educação, com ênfase em Ensino de Física e Matemática pela FEUSP.

Trabalho na área de formação de professores e pesquiso sobre deficiência visual e ensino de física, além do interesse na área de linguagem e ensino de física.

Downloads

Publicado

2017-11-07

Como Citar

Hallais, S. C., Catarino, G. F. de C., & Barbosa-Lima, M. da C. de A. (2017). EXPERIMENTOS ADAPTADOS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 7(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4509