ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS DE ALUNOS DA EJA

Autores

  • Gabrielle Corrêa de Jesus Costa UFF
  • Adriano Vargas Freitas Universidade Federal Fluminense (UFF)

Palavras-chave:

Resolução de Problemas Matemáticos, Educação de Jovens e Adultos, Programa Etnomatemática.

Resumo

O artigo apresenta relato de experiência sobre aplicação de problemas matemáticos cujo foco foi a compreensão de estratégias de resolução utilizadas por estudantes da Educação de Jovens e Adultos do segundo segmento do Ensino Fundamental, de uma escola pertencente à rede municipal de ensino, da cidade de Angra dos Reis, RJ. Destacamos que a resolução de problemas matemáticos contribui para a formação de jovens e adultos, desenvolvendo o raciocínio lógico, a criatividade e a autonomia. A EJA diferencia-se das outras modalidades de ensino, pelo fato dos alunos terem seus conhecimentos adquiridos em suas vivências, e o Programa Etnomatemática reconhecerá estes conhecimentos, as especificidades culturais, políticas e sociais, assim como a maneira de saber e fazer dos alunos. Sob estas perspectivas, verificamos que o processo de ensino e aprendizagem da matemática deve possibilitar a construção de diferentes estratégias por parte dos estudantes, e o incentivo a desenvolver sua criatividade.  

Biografia do Autor

Gabrielle Corrêa de Jesus Costa, UFF

Licenciada em Pedagogia pelo IEAR/UFF

Adriano Vargas Freitas, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutor em Educação Matemática (PUC-SP), Mestre em Educação (UCP), Especialista em Ensino de Matemática (UFRJ).

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Publicado

2017-11-07

Como Citar

Costa, G. C. de J., & Freitas, A. V. (2017). ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS DE ALUNOS DA EJA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 7(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4698