OS MAPAS CONCEITUAIS COMO RECURSO DIDÁTICO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO NO PERCURSO DA APRENDIZAGEM DA BOTÂNICA

Autores

  • Clécio Danilo Dias-da-Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Andréa Pereira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Palavras-chave:

Mapas Conceituais, Conteúdos de Botânica, Aprendizagem Significativa, Ensino de Ciências.

Resumo

Partindo da necessidade de despertar a curiosidade e interesse dos alunos acerca dos conteúdos de Ciências, torna-se imprescindível a utilização de estratégias e metodologias que tornem as aulas mais lúdicas e dinâmicas, possibilitando a construção e significação dos diversos conhecimentos explorados em sala de aula. Nesse sentido, considerando que os Mapas Conceituais (MC) se constituem como um aliado para promover uma aprendizagem significativa, este trabalho tem como objetivos aplicar os MC como recurso didático potencialmente significativo para aprendizagem da Botânica, bem como, avaliar uma sequência de ensino envolvendo o uso dos MC nas aulas de Ciências. As atividades foram desenvolvidas com uma turma de 7º ano de uma escola privada em Natal-RN. O desenvolvimento da pesquisa se deu através das etapas de: Problematização inicial; Familiarização com os MC; Aprofundamento de Conhecimentos a respeito da morfologia das plantas; Elaboração de MC, e, Socialização dos materiais produzidos. Os resultados positivos obtidos nesta pesquisa comprovam a eficácia do uso dos MC no percurso da aprendizagem da botânica, e confirmam a sua aplicabilidade nas disciplinas de Ciências e Biologia na educação básica. 

Biografia do Autor

Clécio Danilo Dias-da-Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). 

Andréa Pereira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Mestre em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é professora do quadro permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Downloads

Publicado

2019-05-09

Como Citar

Dias-da-Silva, C. D., & Silva, A. P. da. (2019). OS MAPAS CONCEITUAIS COMO RECURSO DIDÁTICO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO NO PERCURSO DA APRENDIZAGEM DA BOTÂNICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 9(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4788