UMA ANÁLISE DO USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA COM ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA

Autores

Palavras-chave:

Objetos de Aprendizagem. Professores de Matemática. Formação. Pedagogia.

Resumo

Entre os estudos que têm sido realizados sobre os impactos que as tecnologias podem causar nos processos educacionais, este tem a intenção de socializar as constatações obtidas a partir de uma pesquisa realizada durante um mestrado acadêmico que buscou analisar como a utilização de objetos de aprendizagem na disciplina de “Estatística Aplicada à Educação” ministrada em um curso de Pedagogia pode contribuir para a formação matemática dos futuros pedagogos. A pesquisa foi desenvolvida no ano de 2017 com treze acadêmicos de Pedagogia matriculados no sexto período em uma faculdade particular na cidade de Curitiba. Foi realizado um estudo de caso, numa abordagem qualitativa, utilizando objetos de aprendizagem para o ensino de conceitos estatísticos a serem trabalhados com alunos da educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental. Havia a intenção de utilizar estes conceitos como disparadores de discussões sobre ecologia, meio ambiente, tratamento de informações e consumo, por exemplo. Os resultados indicam que os OA têm potencialidade para proporcionar a realização de futuras intervenções transformadoras pelos pedagogos nas escolas nas quais venham a atuar, possibilitando mudanças significativas no processo de produção e difusão do conhecimento matemático como um todo e da estatística em particular. Os acadêmicos indicaram ter encontrado subsídios para que na sua atuação profissional futura sejam formadores de indivíduos capazes de utilizar ferramentas estatísticas para compreender o mundo e tomar decisões apoiadas em dados matemáticos.

Biografia do Autor

Cinthia Domit Zaniolo Renaux, PPGECM - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná

Mestre em Educação em Ciências e em Matemática. Professora das Faculdades Sion.

Marco Aurélio Kalinke, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná

Doutor em Educacão Matemática pela PUC-SP. Mestre em Educacão Matemática pela UFPR. Professor adjunto em regime de DE da UTFPR, Departamento de Matemática. Professor do PPGECM (UFPR) e PPGFCET (UTFPR-CT).

Luciane Ferreira Mocrosky, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná.

Doutora em Educacão Matemática pela UNESP. Professora da UTFPR-CT, Departamento de Matemática. Professora do PPGECM (UFPR) e PPGFCET (UTFPR-CT).

Maria Lúcia Panossian, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná.

Doutora em Educacão Matemática. Professora da UTFPR-CT, Departamento de Matemática. Professora do PPGECM (UFPR) e PPGFCET (UTFPR-CT).

Downloads

Publicado

2020-06-12

Como Citar

Renaux, C. D. Z., Kalinke, M. A., Mocrosky, L. F., & Panossian, M. L. (2020). UMA ANÁLISE DO USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA COM ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 10(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5069