FUNÇÃO SENO E COSSENO: UMA ABORDAGEM DE ENSINO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Autores

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Compreensão em Matemática, Funções trigonométricas.

Resumo

Esse estudo apresenta uma pesquisa que tem como objetivo avaliar as implicações de uma abordagem de ensino orientada pela Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas na construção de leis de formação das funções seno e cosseno a partir de situações de natureza periódica (ondas de marés, duração do dia e temperatura do ar). Para tanto, inicialmente discute-se sobre o ensino da Trigonometria, bem como sobre a utilização desta metodologia em sala de aula, discutindo os procedimentos que norteiam sua aplicação. Em seguida, apresenta-se a análise de uma atividade, realizada com uma turma de segundo ano do Ensino Médio, na qual avalia-se as contribuições e as dificuldades de se modelar uma função trigonométrica que possa descrever determinada situação. Os resultados indicam que uma abordagem norteada por essa metodologia permite o desenvolvimento da autonomia e o protagonismo dos estudantes no processo de construção da aprendizagem, bem como implica em uma aula baseada na compreensão e significação da Matemática.

Biografia do Autor

Juliana Meneghelli, Universidade Regional de Blumenau

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - PPGECIM da Universidade Regional de Blumenau - FURB.

http://lattes.cnpq.br/8665688333046611

Janaína Poffo Possamai, Universidade Regional de Blumenau

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - PPGECIM da Universidade Regional de Blumenau - FURB.

http://lattes.cnpq.br/9011361495097968

 

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

Meneghelli, J., & Possamai, J. P. (2021). FUNÇÃO SENO E COSSENO: UMA ABORDAGEM DE ENSINO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 11(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5296