CRITÉRIOS DE ANÁLISE PARA PRÁTICAS CONSTRUTIVISTAS: UM OLHAR NAS TESES EM ENSINO DE FÍSICA

Autores

Resumo

A disciplina de Física passou por diversas modificações desde sua consolidação na grade curricular brasileira no século passado e em diversos casos essas modificações se deram pela busca de uma melhora para com o processo de ensino-aprendizagem. Entre os problemas nesse processo podemos citar: as aulas expositivas, o enfoque na matematização, a passividade do aluno, entre outros (NETO, 1990). Esses motivos levaram os pesquisadores a buscarem soluções em outras áreas de pesquisa como da Filosofia, Epistemologia, Educação, Física e Psicologia (ROSA e ROSA, 2012). Umas das alternativas encontradas se deu por meio do construtivismo, que ao longo das décadas se consolidou como um viável teórico no campo do Ensino de Física. Com a disseminação dessa base teórica e sua aparição nos documentos oficiais, se torna necessário uma verificação dos trabalhos desenvolvidos que se utilizam do construtivismo como âncora teórica e uma coerente aplicação dessa visão. Por esse motivo temos o objetivo de analisar algumas teses da área de Ensino de Física para compreender como o construtivismo pedagógico está sendo aplicado.  Para essa análise utilizaremos os trabalhos disponíveis pela Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e os critérios estabelecidos por Baviskar et al (2009) e Custódio et al (2013). Os resultados da pesquisa nos indicam que pouco trabalhos podem ser considerados propriamente construtivistas, na qual do nosso corpus de pesquisa selecionado, apenas 40% das teses apresentam todos os critérios essenciais do construtivismo.

Biografia do Autor

Alisson Henrique Silva, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) na UEM. Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Granduado em Pedagogia pela Unicesumar. Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Unicesumar. Atualmente é coordenador pedagógico e professor na rede privada de ensino.

Luciano Carvalhais Gomes, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2012). Mestre em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2008). Graduado em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual de Maringá (2005). Mestre em Engenharia de Estruturas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Atualmente, é professor do Departamento de Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), atuando nas seguintes linhas de pesquisa: Ensino e Aprendizagem na Educação Científica; Formação de Professores de Ciências e Matemática; História, Epistemologia e Cultura da Ciência.

Downloads

Publicado

2021-11-15

Como Citar

Silva, A. H., & Gomes, L. C. (2021). CRITÉRIOS DE ANÁLISE PARA PRÁTICAS CONSTRUTIVISTAS: UM OLHAR NAS TESES EM ENSINO DE FÍSICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 11(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5432