CRITÉRIOS DE ANÁLISE PARA PRÁTICAS CONSTRUTIVISTAS: UM OLHAR NAS TESES EM ENSINO DE FÍSICA
Resumo
A disciplina de Física passou por diversas modificações desde sua consolidação na grade curricular brasileira no século passado e em diversos casos essas modificações se deram pela busca de uma melhora para com o processo de ensino-aprendizagem. Entre os problemas nesse processo podemos citar: as aulas expositivas, o enfoque na matematização, a passividade do aluno, entre outros (NETO, 1990). Esses motivos levaram os pesquisadores a buscarem soluções em outras áreas de pesquisa como da Filosofia, Epistemologia, Educação, Física e Psicologia (ROSA e ROSA, 2012). Umas das alternativas encontradas se deu por meio do construtivismo, que ao longo das décadas se consolidou como um viável teórico no campo do Ensino de Física. Com a disseminação dessa base teórica e sua aparição nos documentos oficiais, se torna necessário uma verificação dos trabalhos desenvolvidos que se utilizam do construtivismo como âncora teórica e uma coerente aplicação dessa visão. Por esse motivo temos o objetivo de analisar algumas teses da área de Ensino de Física para compreender como o construtivismo pedagógico está sendo aplicado. Para essa análise utilizaremos os trabalhos disponíveis pela Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e os critérios estabelecidos por Baviskar et al (2009) e Custódio et al (2013). Os resultados da pesquisa nos indicam que pouco trabalhos podem ser considerados propriamente construtivistas, na qual do nosso corpus de pesquisa selecionado, apenas 40% das teses apresentam todos os critérios essenciais do construtivismo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.