A IMPORTÂNCIA DAS PERGUNTAS DE ESTUDANTES NA PESQUISA EM SALA DE AULA: UM EXEMPLO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Pergunta dos estudantes. Pesquisa em sala de aula. Ensino de Ciências.Resumo
Perguntas propostas pelos estudantes podem ser importante ponto de partida para ações de pesquisa em sala de aula. Nessa perspectiva, a questão norteadora desse estudo é: De que modo as perguntas dos estudantes de Ensino Fundamental podem ser valorizadas e utilizadas em ações de pesquisa em sala de aula sobre o tema “Lixo”? A investigação foi realizada a partir da análise de 129 perguntas propostas por 43 estudantes de 5º e 6º anos do Ensino Fundamental de duas escolas públicas da Região Metropolitana de Porto Alegre. As perguntas foram analisadas mediante a Análise Textual Discursiva, gerando três categorias emergentes associadas aos interesses dos estudantes em aprender sobre a relação do lixo e da tecnologia na sociedade, às consequências da produção do lixo no meio ambiente e aos impactos na saúde. Desse modo, a análise possibilita identificar perguntas investigáveis relevantes, que podem envolver os estudantes em pesquisa em sala de aula.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.