A IMPORTÂNCIA DAS PERGUNTAS DE ESTUDANTES NA PESQUISA EM SALA DE AULA: UM EXEMPLO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

Palavras-chave:

Pergunta dos estudantes. Pesquisa em sala de aula. Ensino de Ciências.

Resumo

Perguntas propostas pelos estudantes podem ser importante ponto de partida para ações de pesquisa em sala de aula. Nessa perspectiva, a questão norteadora desse estudo é: De que modo as perguntas dos estudantes de Ensino Fundamental podem ser valorizadas e utilizadas em ações de pesquisa em sala de aula sobre o tema “Lixo”? A investigação foi realizada a partir da análise de 129 perguntas propostas por 43 estudantes de 5º e 6º anos do Ensino Fundamental de duas escolas públicas da Região Metropolitana de Porto Alegre. As perguntas foram analisadas mediante a Análise Textual Discursiva, gerando três categorias emergentes associadas aos interesses dos estudantes em aprender sobre a relação do lixo e da tecnologia na sociedade, às consequências da produção do lixo no meio ambiente e aos impactos na saúde. Desse modo, a análise possibilita identificar perguntas investigáveis relevantes, que podem envolver os estudantes em pesquisa em sala de aula.

Biografia do Autor

Fabiana Pauletti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Departamento Acadêmico de Química e Biologia (DAQBi)

Lorita Aparecida Veloso Galle, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Escola de Ciências - Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática

Carla Melo da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Escola de Ciências - Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática

Maurivan Güntzel Ramos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente é Professor Titular da PUCRS, Faculdade de Química e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática.

Downloads

Publicado

2021-11-12

Como Citar

Pauletti, F., Galle, L. A. V., Silva, C. M. da, & Ramos, M. G. (2021). A IMPORTÂNCIA DAS PERGUNTAS DE ESTUDANTES NA PESQUISA EM SALA DE AULA: UM EXEMPLO NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 11(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5456