NOÇÃO DE COMPETÊNCIA PROFISSIONAL: SOB PERSPECTIVA DA DIDÁTICA PROFISSIONAL NA AÇÃO DO PROFESSOR
Palavras-chave:
, Competência Profissional. Aprendizagem no trabalho. Didática Profissional. ProfessorResumo
As investigações acerca da aprendizagem durante a década de 80 obtinham influência piagetiana e a criança era o núcleo central. Por conseguinte, na década posterior, a investigação em torno da aprendizagem passou a incluir os adultos, a tal ponto de expandir-se para o trabalho. Com isso, a Didática Profissional de origem francesa passou a investigar o adulto no campo de trabalho, visando a sua aprendizagem mediante a sua competência no lócus de trabalho. Não obstante, a Didática Profissional passou a integrar-se no quadro investigativo acerca da aprendizagem no trabalho sob viés educacional, urgindo uma necessidade de compreender as situações profissionais presentes na atividade do professor. A objetividade desse trabalho se encontra de modus operandi na tomada de investigação para o papel do professor, visando sua competência e habilidade ancorada na atividade laboral. Dessa maneira, foi feito um levantamento de base qualitativa a fim de desenvolver a compreensão do aprendizado do professor no trabalho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.