NOÇÃO DE COMPETÊNCIA PROFISSIONAL: SOB PERSPECTIVA DA DIDÁTICA PROFISSIONAL NA AÇÃO DO PROFESSOR

Autores

Palavras-chave:

, Competência Profissional. Aprendizagem no trabalho. Didática Profissional. Professor

Resumo

As investigações acerca da aprendizagem durante a década de 80 obtinham influência piagetiana e a criança era o núcleo central. Por conseguinte, na década posterior, a investigação em torno da aprendizagem passou a incluir os adultos, a tal ponto de expandir-se para o trabalho. Com isso, a Didática Profissional de origem francesa passou a investigar o adulto no campo de trabalho, visando a sua aprendizagem mediante a sua competência no lócus de trabalho. Não obstante, a Didática Profissional passou a integrar-se no quadro investigativo acerca da aprendizagem no trabalho sob viés educacional, urgindo uma necessidade de compreender as situações profissionais presentes na atividade do professor. A objetividade desse trabalho se encontra de modus operandi na tomada de investigação para o papel do professor, visando sua competência e habilidade ancorada na atividade laboral. Dessa maneira, foi feito um levantamento de base qualitativa a fim de desenvolver a compreensão do aprendizado do professor no trabalho.

Biografia do Autor

Georgyana Gomes Cidrão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Graduada em Licenciatura em Matemática;

Mestranda do Programa de Pós graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Francisco Régis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

coordenador do programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática

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Publicado

2023-04-15

Como Citar

Cidrão, G. G., & Alves, F. R. V. (2023). NOÇÃO DE COMPETÊNCIA PROFISSIONAL: SOB PERSPECTIVA DA DIDÁTICA PROFISSIONAL NA AÇÃO DO PROFESSOR. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 13(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5620