ATLAS INTERATIVO DA ONICOMICOSE: UM RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DO SEU DIAGNÓSTICO
Palavras-chave:
Onicomicose. Diagnóstico. Exame micológico.Resumo
Os métodos diagnósticos para onicomicose mais executados são o exame micológico direto e a cultura para fungos. É importante ter pessoal capacitado para realizá-los, que sigam técnicas e procedimentos corretos. Pode ser uma boa estratégia para capacitar profissionais da saúde a utilização de abordagem de ensino baseada na Aprendizagem Significativa, já que esta utiliza subsunçores presentes e os profissionais de saúde já detêm conhecimento prévio. Testes diagnósticos de onicomicose são pouco solicitados pelo médico dermatologista, uma vez que a sua sensibilidade é baixa. Observam-se, ainda, falhas na execução desses exames, o que, provavelmente, acarreta em sensibilidade ainda menor. Assim, é iniciado tratamento empírico, apesar de evidências científicas afirmarem que a solicitação de exames deve ser sistemática quando há suspeição clínica de onicomicose. Foi elaborado o Atlas Interativo da Onicomicose, utilizando-se como referencial teórico a Aprendizagem Significativa, com objetivo do aprimoramento das técnicas de execução dos exames micológico direto e cultura para fungos na onicomicose, de forma a contribuir para seu diagnóstico e também auxiliar médicos dermatologistas a aprofundarem seus conhecimentos acerca da onicomicose e seus métodos diagnósticos mais utilizados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.