CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS MOBILIZADOS NO PLANEJAMENTO DIDÁTICO COM O JOGO DA VELHA COM FIGURAS GEOMÉTRICAS
Palavras-chave:
Conhecimentos pedagógicos. Ensino de Geometria. Planejamento de aula. JogoResumo
Neste artigo, recorte de uma pesquisa mais ampla, sob a ótica dos estudos de Ball, Thames e Phelps (2008), identificamos o conhecimento do conteúdo e do ensino e o conhecimento do conteúdo e dos estudantes, mobilizados por professores na construção do planejamento didático com o Jogo da Velha com Figuras Geométricas. Pesquisa de campo, de natureza qualitativa, com análise interpretativa dos dados, utilizou para coleta dos dados um processo formativo com professoras dos anos iniciais, que culminou com a elaboração de planejamento didático para uso desse jogo. Os resultados apontam indícios do conhecimento do conteúdo e do ensino, especialmente sobre procedimentos e métodos de ensino. Também há indícios do conhecimento do conteúdo e dos estudantes ao refletirem sobre as dificuldades dos estudantes. Estudos desta natureza, podem ajudar a desenvolver abordagens didáticas mais eficientes utilizando jogos como recurso didático para o ensino e a aprendizagem da matemática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.