CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS MOBILIZADOS NO PLANEJAMENTO DIDÁTICO COM O JOGO DA VELHA COM FIGURAS GEOMÉTRICAS

Autores

Palavras-chave:

Conhecimentos pedagógicos. Ensino de Geometria. Planejamento de aula. Jogo

Resumo

Neste artigo, recorte de uma pesquisa mais ampla, sob a ótica dos estudos de Ball, Thames e Phelps (2008), identificamos o conhecimento do conteúdo e do ensino e o conhecimento do conteúdo e dos estudantes, mobilizados por professores na construção do planejamento didático com o Jogo da Velha com Figuras Geométricas. Pesquisa de campo, de natureza qualitativa, com análise interpretativa dos dados, utilizou para coleta dos dados um processo formativo com professoras dos anos iniciais, que culminou com a elaboração de planejamento didático para uso desse jogo. Os resultados apontam indícios do conhecimento do conteúdo e do ensino, especialmente sobre procedimentos e métodos de ensino. Também há indícios do conhecimento do conteúdo e dos estudantes ao refletirem sobre as dificuldades dos estudantes. Estudos desta natureza, podem ajudar a desenvolver abordagens didáticas mais eficientes utilizando jogos como recurso didático para o ensino e a aprendizagem da matemática.

Downloads

Publicado

2022-03-27

Como Citar

Silva, R. de L., & Teles, R. A. de M. (2022). CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS MOBILIZADOS NO PLANEJAMENTO DIDÁTICO COM O JOGO DA VELHA COM FIGURAS GEOMÉTRICAS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 12(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6146