TECNOLOGIAS DIGITAIS NA DOCÊNCIA CONTEMPORÂNEA SOB A LUZ DO TPACK
Palavras-chave:
TPACK, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Formação Docente.Resumo
O presente trabalho traz uma investigação sobre o desenvolvimento do Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK) a partir de interações realizadas em um curso de extensão que tratou do papel das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na docência contemporânea. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos da primeira edição desse curso, oferecido gratuitamente por uma instituição federal pública de ensino localizada no estado do Rio Grande do Sul. Como fundamentação teórica foram estudadas as ideias de Punya Mishra, Matthew J. Koehler e seus colaboradores sobre o TPACK. O paradigma utilizado foi o qualitativo, e a análise das argumentações trazidas pelos participantes foi feita por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Emergiram, dessa forma, duas categorias representativas das percepções dos cursistas acerca da integração das TDIC aos processos de ensino e de aprendizagem, e essas categorias apontam que, enquanto alguns indivíduos vislumbram o uso efetivo das novas tecnologias para mudar suas práticas, outros ainda estão em uma fase mais inicial, de aceitação, pois fazem referências ao uso das TDIC de forma periférica ou apenas em virtude da situação de isolamento social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.