REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA CRÍTICA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Autores

Palavras-chave:

Educação científica crítica, Pandemia da COVID-19, Política.

Resumo

Constituindo-se numa prática social, profundamente implicada e refletida na realidade da vida humana em diferentes contextos, a ciência associa-se, de modos diversos, ao poder político. Se historicamente o pensamento científico moderno gozou de legitimidade ao representar valores atrelados ao progresso humano, no mundo atual e, particularmente no Brasil contemporâneo, se observa uma profunda desconfiança e descrença em relação ao poder do conhecimento científico para enfrentar a crise sanitária e social deflagrada pela pandemia da COVID-19. Partindo de uma breve retomada histórica dos objetivos e motivações da introdução do ensino de ciências naturais na escola moderna, chegamos à conclusão sobre a imprescindibilidade da incorporação do debate sobre a dimensão política da ciência na pesquisa e na educação em ciências, a fim de que possam assumir em seus propósitos uma perspectiva crítica. Considerando tal pressuposto, neste ensaio argumentamos que a educação científica é convocada a repensar suas finalidades e estratégias para lidar com as tendências relativistas e irracionalistas que favorecem a aderência a movimentos anticiência e a projetos políticos antidemocráticos.

Biografia do Autor

Jennifer Caroline de Sousa, Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Doutoranda em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Mestra em Fisiologia Geral - Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo

Licenciada e Bacharela em Ciências Biológicas - Universidade Presbiteriana Mackenzie

María Elena Infante-Malachias, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP)

Livre Docente pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP)

Profa. Dra. associada da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP)

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Publicado

2020-11-27

Como Citar

de Sousa, J. C., & Infante-Malachias, M. E. (2020). REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA CRÍTICA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 10(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6493