ENSINAR E APRENDER: DESAFIOS NO PERÍODO COVID EM PORTUGAL
Palavras-chave:
covid19, COVID, TIC, competências digitais, fratura digital, educar para o mundo digitalResumo
O momento que nos é dado hoje experienciar, aquilo que o cidadão comum experimenta no seu quotidiano é único e desafiante. O mundo vive um cenário que muitos descrevem como de guerra, em que o inimigo é invisível mas igualmente mortífero. A capacidade de disseminação do vírus agudiza a propagação e a rapidez com que se torna comunitário, ditando os famosos cercos sanitários. As descrições das mortes, dos funerais, sobretudo em cidades e territórios com elevada densidade populacional, assemelha-se a algumas descrições medievais da peste negra ou mesmo das representações iconográficas daquela. A nova peste do século XXI chama-se SARS – COVID 2. Entraram no vocabulário do cidadão comum palavras como COVID 19, (des) confinamento, pandemia, cerca sanitária, máscara, viseira entre outras.
A evolução da pandemia, O mapa mundi, regista a propagação da doença e, a cada dia que passa, inscreve novos recordes sejam de infetados, de óbitos, ou de cidadãos que recuperaram da doença. A sociedade do medo de que Baumann (2005) falava a respeito das grandes cidades, vem agora aprofundar-se, não reforçando o medo em relação ao outro específico, as a todos os outros estranhos que vivem em grande proximidade connosco, o outro enquanto turista que chega à cidade, ao outro enquanto estrangeiro com quem nos cruzamos, ao outro enquanto habitante local que deambulam nos espaços públicos, que viajam nos transportes públicos a todos que habitam na cidade.
Nada voltará a ser igual. O universo da educação tem, perante a pandemia, o seu maior desafio. Talvez possamos falar de um mundo antes da COVID19 e depois da COVID19. Como educar depois da pandemia? Neste artigo pretendemos refletir sobre algumas das grandes questões com que os educadores portugueses se debatem. Partindo de três pesquisas realizadas e publicadas durante a pandemia identificar quais as dificuldades sentidas, as repostas dadas pelas instituições educativas e pelos professores, os desafios que se colocam a seguir.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.