ENSINAR E APRENDER: DESAFIOS NO PERÍODO COVID EM PORTUGAL

Autores

Palavras-chave:

covid19, COVID, TIC, competências digitais, fratura digital, educar para o mundo digital

Resumo

O momento que nos é dado hoje experienciar, aquilo que o cidadão comum experimenta no seu quotidiano é único e desafiante. O mundo vive um cenário que muitos descrevem como de guerra, em que o inimigo é invisível mas igualmente mortífero. A capacidade de disseminação do vírus agudiza a propagação e a rapidez com que se torna comunitário, ditando os famosos cercos sanitários. As descrições das mortes, dos funerais, sobretudo em cidades e territórios com elevada densidade populacional, assemelha-se a algumas descrições medievais da peste negra ou mesmo das representações iconográficas daquela. A nova peste do século XXI chama-se SARS – COVID 2.  Entraram no vocabulário do cidadão comum palavras como COVID 19, (des) confinamento, pandemia, cerca sanitária, máscara, viseira entre outras.

A evolução da pandemia, O mapa mundi, regista a propagação da doença e, a cada dia que passa, inscreve novos recordes sejam de infetados, de óbitos, ou de cidadãos  que recuperaram da doença. A sociedade do medo de que Baumann (2005) falava a respeito das grandes cidades, vem agora aprofundar-se, não reforçando o medo em relação ao outro específico, as a todos os outros estranhos que vivem em grande proximidade connosco,  o outro enquanto turista que chega à cidade, ao outro enquanto estrangeiro com quem nos cruzamos, ao outro enquanto habitante local que deambulam nos espaços públicos, que viajam nos transportes públicos a todos que habitam na cidade.

Nada voltará a ser igual. O universo da educação tem, perante a pandemia, o seu maior desafio. Talvez possamos falar de um mundo antes da COVID19 e depois da COVID19. Como educar depois da pandemia? Neste artigo pretendemos refletir sobre algumas das grandes questões com que os educadores portugueses se debatem. Partindo de três pesquisas realizadas e publicadas durante a pandemia identificar quais as dificuldades sentidas, as repostas dadas pelas instituições educativas e pelos professores, os desafios que se colocam a seguir.

Biografia do Autor

Joaquim José Escola, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, IF da Universidade do Porto

Joaquim José Jacinto Escola licenciou-se em Filosofia na Universidade de Coimbra, Portugal no ano letivo de 1986- 87. Obteve o grau de licenciado em Filosofia- ramo de formação profissional no ano letivo de 1990- 91  na Universidade de Coimbra. Obteve o grau de Mestre em Filosofia Contemporânea, Universidade de Coimbra, Portugal, em 1993. O Doutoramento, em Ciências da Educação foi realizado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal, em 2003. Atualmente é Professor Auxiliar com nomeação definitiva no Departamento de Educação e Psicologia, Escola de Ciências Humanas e Sociais, UTAD, desde 2008. As suas áreas de investigação incluem: Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas às NEE; Comunicação e Tecnologia Educativas; Educação para os Media, ética informática.Foi Diretor de Departamento de Educação e Psicologia entre 2009 e 2017; Vice-Presidente da Escola de Ciências Humanas e Sociais entre 2009 e 2013; Presidente do Conselho Pedagógico da Escola de Ciências Humanas e Sociais entre 2009 e 2013; Diretor do Curso de Doutoramento em Ciências da Educação na UTAD entre 2011 e 2013; Diretor do Curso de Mestrado em Ciências da Educação – área de Especialização em Comunicação e Tecnologia Educativa entre 2005 e 2020.É membro integrado do grupo de investigação do IF da Universidade do Porto nas linhas de investigação em Filosofia da Educação e Filosofia no Espaço Público. Membro do Grupo de Investigação da Universidade de Salamanca  na Linha de investigação “EDUCACIÓN COMPARADA Y POLÍTICAS EDUCATIVAS (ECPES)”, do Grupo LAGERES, no Brasil.  Publicou mais de duas centena de trabalhos, incluindo 47 artigos em revistas especializadas e 72 trabalhos em atas de eventos, 9 livros e possui ainda 105 capítulos de livros publicados em Portugal e no estrangeiro. Participou em cerca de 70  eventos no estrangeiro e em Portugal, integrando as comissões organizadoras e científicas em muito deles. 
Professor Convidado em Universidades Portuguesas (Universidade do Porto) e no estrangeiro (Brasil e Espanha)

Downloads

Publicado

2020-11-27

Como Citar

Escola, J. J. (2020). ENSINAR E APRENDER: DESAFIOS NO PERÍODO COVID EM PORTUGAL. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 10(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6592