UM PRODUTO EDUCACIONAL POR MEIO DA HISTÓRIA ORAL: COLEÇÃO DE LIVRETOS

Autores

Palavras-chave:

Educação Rural.Narrativas. História da Educação Matemática

Resumo

Esse artigo descreve uma Coleção de Livretos como produto educacional vinculado à pesquisa de mestrado de (XXXX, 2019) que buscou compreender aspectos e construir uma história sobre uma modalidade de escola rural: Os Grupos Escolas Rurais, mais especificamente, O Grupo Escolar Usina Bandeirantes, localizado num complexo de usina de açúcar e álcool no Norte do Estado do Paraná no município de Bandeirantes. Parametrizadas na metodologia da História Oral, realizamos entrevistas gravadas com professoras e ex-alunos que vivenciaram o Grupo Escolar Usina Bandeirantes,  A coleção de livretos é compostas pelas narrativa orais s que produzimos com cada depoente e, nossa narrativa de narrativas, que consideramos registros históricos da escola, são vozes que nos potencializam (re)criar uma escola rural e na falta dos documentos oficiais foram as vozes que ecoaram abrindo o caminho, o  discurso de cada depoente, foi a força que possibilitou a produção de múltiplas histórias, de variados sentidos. O que produzimos, portanto, são discursos.

Referências

DELGADO, L. A. N. História Oral – memória, tempo, identidades, 2 ª ed. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2010.

GARNICA, A. V. M. A experiência do labirinto: metodologia, história oral e educação matemática. São Paulo: Editora Unesp, 2008.

GARNICA, A. V. M. Cartografias Contemporâneas: mapear a formação de professores de Matemática. In: GARNICA, A. V. M. (Org.) Cartografias contemporâneas: mapeando a formação de professores de Matemática no Brasil. Curitiba: Appris, 2014. p. 39-66.

LISPECTOR, C. A legião estrangeira, Rio de Janeiro: Rocco, 1964.

MARTINS-SALANDIM, M. E. A Interiorização dos cursos de Matemática no estado de São Paulo: um exame da década de 1960. 2012. 379 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Rio Claro, 2012.

MATUCHESKI, S. Diferenciação e Padronização: um estudo sobre o setor litoral da Universidade Federal do Paraná. 2016. 458f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas – Universidade Estadual Paulista – UNESP, Rio Claro, 2016.

PORTELLI, A. História Oral como arte da escuta. São Paulo: Letra e voz, 2016.

PORTELLI, A. Tentando aprender um pouquinho. Algumas reflexões sobre a ética na história oral. Revista Projeto História, São Paulo, n.15, p. 13 - 49, 1997.

SOUZA, G. S. Da fuligem à edificação do Grupo Escolar Rural Usina Bandeirantes: narrativas que contam história(s). 2019. 161f. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Londrina – PR, 2019. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4719/1/LD_PPGMAT_M_Souza%2c_ Grasielly_dos_Santos_de_2019.pdf. Acesso em 24 de novembro de 2023.

SOUZA, G. S.; ANDRADE, M. M. Eu conto, Tu contas, Nós contamos: histórias sobre o Grupo Escolar Rural Usina Bandeirantes. Londrina, 2019. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4719/2/LD_PPGMAT_M_Souza%2C_ Grasielly_dos_Santos_de_2019_1.pdf. Acesso em 23 de novembro de 2023.

TIZZO, V. S. Mobilizações de narrativas na (e para a) formação de professores: potencialidades no (e a partir do) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. 2019. 488 f. Tese (Doutorado) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas - Universidade Estadual Paulista – UNESP, Rio Claro, 2019.

WHITE, H. Trópicos do Discurso: ensaios sobre a crítica da cultura 2.ed. 1reimpr. Tradução de Alípio Correia de Franca Neto. São Paulo: Edusp, 2014 (Ensaios de Cultura;6).

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

dos Santos de Souza, G. (2024). UM PRODUTO EDUCACIONAL POR MEIO DA HISTÓRIA ORAL: COLEÇÃO DE LIVRETOS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 14(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/7309