ÁGUA: USO DE DIFERENTES FERRAMENTAS METODOLÓGICAS FACILITADORAS DO APRENDIZADO

Autores

  • Ana Maria Rabelo de Carvalho Prefeitura Municipal do Recife https://orcid.org/0000-0002-3416-4244
  • Silvio Ferreira de Moura Júnior Graduando do curso de licenciatura em Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco- (UFRPE), Recife, PE. http://orcid.org/0009-0008-2761-5319
  • Wellerson Fillipe Silva dos Santos Graduando do curso de licenciatura em Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco- (UFRPE), Recife, PE. http://orcid.org/0009-0007-7806-3377
  • Paulo Henrique Batista Cruz Graduando do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Recife-PE https://orcid.org/0009-0009-5141-8910
  • Ackça Priscila Loureço da Silva Graduanda do curso de licenciatura em Expressão Gráfica, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE.

Palavras-chave:

Metodologias ativas. Educação. Ensino de Ciências. Cultura maker.

Resumo

A água é essencial para sobrevivência de todos os seres vivos do planeta e possibilita a existência de vida na Terra. Várias pesquisas têm demonstrado a importância da abordagem nas escolas de temáticas voltadas para as questões ambientais, a fim de conscientizar os alunos e consequentemente impactar na sociedade. Nesse contexto, os professores precisam incorporar novos conceitos e metodologias na prática pedagógica, que se adequem à realidade cotidiana dos discentes. A utilização de diferentes ferramentas de ensino, facilita o aprendizado e dinamiza as aulas, motivando os alunos. Assim, o presente estudo teve como objetivo avaliar o impacto que o uso de diferentes estratégias de ensino tem no aprendizado dos discentes do ensino fundamental II de uma escola da rede municipal do Recife-PE. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal Mário Melo. Foram aplicados questionários antes do início da realização do projeto e após, as atividades educativas, os alunos foram escutados, a fim de detectar o aprendizado e a opinião deles sobre a utilização de estratégias pedagógicas ativas. Foram utilizadas como metodologias de ensino aulas expositivas dialogas, experimentos práticos, games e agregado o movimento maker. Após a análise das respostas do questionário detectamos que os discentes, mesmo já tendo visto os conteúdos voltados para temática água, apresentavam poucos conhecimentos prévios. A realização das diversas metodologias de ensino levou a um maior nível de aprendizado e motivação dos alunos que assimilaram os conteúdos de forma dinâmica e participativa

Biografia do Autor

Ana Maria Rabelo de Carvalho, Prefeitura Municipal do Recife

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) e em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade de Pernambuco (2003), mestre em Biologia de Fungos pela Universidade Federal de Pernambuco (2007), doutora em Biologia de Fungos pela Universidade Federal de Pernambuco (2012) e pós-doutora (2016) com ênfase no diagnóstico de infecções fúngicas nosocomiais, análise da sensibilidade antifúngica e detecção de produtos bioativos, desenvolvido no Laboratório de Tecnologia dos Medicamentos da Universidade Federal de Pernambuco. Tenho experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Micologia médica e parasitologia. Atuo como Coordenadora do Laboratório de Ciência e Tecnologia da Escola  Municipal Mário Melo (servidora pública municipal) e na graduação na Faculdade Frassinetti do Recife e no Centro Universitário do Vale do Ipojuca, lecionando as disciplinas de Parasitologia, Microbiologia, Microbiologia e Biotecnologia, Bioética, Virologia, Micologia, Imunologia, Imunologia e Hematologia, Metodologia da Pesquisa e Citologia/Histologia/Embriologia.

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Publicado

2023-05-20

Como Citar

de Carvalho, A. M. R., Ferreira de Moura Júnior, S., Silva dos Santos, W. F., Batista Cruz, P. H., & Loureço da Silva, A. P. (2023). ÁGUA: USO DE DIFERENTES FERRAMENTAS METODOLÓGICAS FACILITADORAS DO APRENDIZADO. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 13(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/7327