ÁGUA: USO DE DIFERENTES FERRAMENTAS METODOLÓGICAS FACILITADORAS DO APRENDIZADO
Palavras-chave:
Metodologias ativas. Educação. Ensino de Ciências. Cultura maker.Resumo
A água é essencial para sobrevivência de todos os seres vivos do planeta e possibilita a existência de vida na Terra. Várias pesquisas têm demonstrado a importância da abordagem nas escolas de temáticas voltadas para as questões ambientais, a fim de conscientizar os alunos e consequentemente impactar na sociedade. Nesse contexto, os professores precisam incorporar novos conceitos e metodologias na prática pedagógica, que se adequem à realidade cotidiana dos discentes. A utilização de diferentes ferramentas de ensino, facilita o aprendizado e dinamiza as aulas, motivando os alunos. Assim, o presente estudo teve como objetivo avaliar o impacto que o uso de diferentes estratégias de ensino tem no aprendizado dos discentes do ensino fundamental II de uma escola da rede municipal do Recife-PE. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal Mário Melo. Foram aplicados questionários antes do início da realização do projeto e após, as atividades educativas, os alunos foram escutados, a fim de detectar o aprendizado e a opinião deles sobre a utilização de estratégias pedagógicas ativas. Foram utilizadas como metodologias de ensino aulas expositivas dialogas, experimentos práticos, games e agregado o movimento maker. Após a análise das respostas do questionário detectamos que os discentes, mesmo já tendo visto os conteúdos voltados para temática água, apresentavam poucos conhecimentos prévios. A realização das diversas metodologias de ensino levou a um maior nível de aprendizado e motivação dos alunos que assimilaram os conteúdos de forma dinâmica e participativaDownloads
Publicado
2023-05-20
Como Citar
de Carvalho, A. M. R., Ferreira de Moura Júnior, S., Silva dos Santos, W. F., Batista Cruz, P. H., & Loureço da Silva, A. P. (2023). ÁGUA: USO DE DIFERENTES FERRAMENTAS METODOLÓGICAS FACILITADORAS DO APRENDIZADO. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 13(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/7327
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.