OS DESAFIOS DE IMPLEMENTAÇÃO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA NA BNCC NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ERECHIM/RS

Autores

Palavras-chave:

Ciências da Natureza, BNCC, Ensino Fundamental

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar os desafios encontrados pelos professores de Ciências das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Erechim/RS a respeito da implementação e das mudanças trazidas à área de Ciências da Natureza pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A partir dos dados produzidos, por meio de entrevistas semiestruturas, foi possível verificar que a principal fonte de informação sobre a BNCC foi a escola onde atuam, e a maioria dos professores apenas participou da formação oferecida pela SMEd. Também, verificou-se que os desafios de implantação da BNCC na área das Ciências da Natureza são as mudanças e distribuição dos conteúdos, bem como a pandemia do Coronavírus. A partir de tais resultados, conclui-se que é necessário que os professores sejam mais ouvidos e que suas opiniões sejam levadas em consideração, justamente porque são eles que estão em sala de aula lidando com a consequência de todas as mudanças.

Biografia do Autor

Emanuele Ariane Kreps, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação (UFFS). Especialista em Neurociências e Aprendizagem (URI). Licenciada em Ciências Biológicas (URI)

Zoraia Aguiar Bittencourt, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação (PUCRS). Mestre em Educação (UFRGS). Licenciada em Letras (FAPA). Professora Associada da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim, RS, no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE), no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) e no Curso de Licenciatura em Pedagogia.

Downloads

Publicado

2026-06-24

Como Citar

Kreps, E. A., & Bittencourt, Z. A. (2026). OS DESAFIOS DE IMPLEMENTAÇÃO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA NA BNCC NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ERECHIM/RS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 16(1), 1–19. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/8646