Utilização das ferramentas MOODLE e Webex Meetings no ensino remoto do CIAAR: impactos durante a pandemia causada pela COVID-19

Viviane Raquel Ribeiro Rocha, Lucas Savassi Figueiredo

Resumo


Em dezembro de 2019 teve início a pandemia causada pela COVID-19, trazendo consigo a sugestão da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a adoção de protocolos como o isolamento social e a suspensão de aulas em instituições educacionais como forma de conter a disseminação do vírus. O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), responsável pela formação de Oficiais da Força Aérea Brasileira e foco desse estudo, precisou se planejar para a utilização de novas formas de ensino-aprendizagem num curto espaço de tempo em substituição às aulas presenciais, optando pela adoção das plataformas MOODLE e Webex Meetings para o ensino remoto. O objetivo do presente artigo é apresentar os impactos da utilização dessas ferramentas, durante o período da pandemia do COVID-19 no CIAAR, especificamente no primeiro semestre do ano de 2020, considerando a perspectiva dos alunos e seus indicadores educacionais. Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa e qualitativa, em que foram investigados o nível de satisfação dos alunos quanto às ferramentas utilizadas no ensino remoto e os resultados das avaliações de conteúdo das disciplinas que utilizaram essas ferramentas. Nossos resultados apontaram que ao média dos desempenhos nas avaliações de aprendizagem foram superiores a 95% e que a maioria dos alunos (96%) concordaram totalmente ou parcialmente que o uso do MOODLE auxiliou no ensino remoto e considerou o Webex como ferramenta essencial na complementação do uso do MOODLE. Mesmo com resultados positivos, a pesquisa apontou ainda para a necessidade de maior capacitação docente na utilização das tecnologias e maior tempo para a preparação e transposição didática dos conteúdos.


Palavras-chave


Educação a Distância; MOODLE; Ensino Remoto; Ensino Militar; COVID

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.