Utilização das ferramentas MOODLE e Webex Meetings no ensino remoto do CIAAR: impactos durante a pandemia causada pela COVID-19

Autores

  • Viviane Raquel Ribeiro Rocha Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR)
  • Lucas Savassi Figueiredo Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) https://orcid.org/0000-0001-5853-4978

Palavras-chave:

Educação a Distância, MOODLE, Ensino Remoto, Ensino Militar, COVID

Resumo

Em dezembro de 2019 teve início a pandemia causada pela COVID-19, trazendo consigo a sugestão da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a adoção de protocolos como o isolamento social e a suspensão de aulas em instituições educacionais como forma de conter a disseminação do vírus. O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), responsável pela formação de Oficiais da Força Aérea Brasileira e foco desse estudo, precisou se planejar para a utilização de novas formas de ensino-aprendizagem num curto espaço de tempo em substituição às aulas presenciais, optando pela adoção das plataformas MOODLE e Webex Meetings para o ensino remoto. O objetivo do presente artigo é apresentar os impactos da utilização dessas ferramentas, durante o período da pandemia do COVID-19 no CIAAR, especificamente no primeiro semestre do ano de 2020, considerando a perspectiva dos alunos e seus indicadores educacionais. Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa e qualitativa, em que foram investigados o nível de satisfação dos alunos quanto às ferramentas utilizadas no ensino remoto e os resultados das avaliações de conteúdo das disciplinas que utilizaram essas ferramentas. Nossos resultados apontaram que ao média dos desempenhos nas avaliações de aprendizagem foram superiores a 95% e que a maioria dos alunos (96%) concordaram totalmente ou parcialmente que o uso do MOODLE auxiliou no ensino remoto e considerou o Webex como ferramenta essencial na complementação do uso do MOODLE. Mesmo com resultados positivos, a pesquisa apontou ainda para a necessidade de maior capacitação docente na utilização das tecnologias e maior tempo para a preparação e transposição didática dos conteúdos.

Biografia do Autor

Viviane Raquel Ribeiro Rocha, Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR)

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Lucas Savassi Figueiredo, Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR)

Doutor em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Downloads

Publicado

2021-07-01

Como Citar

Ribeiro Rocha, V. R., & Figueiredo, L. S. (2021). Utilização das ferramentas MOODLE e Webex Meetings no ensino remoto do CIAAR: impactos durante a pandemia causada pela COVID-19. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 8(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/6680