AMBIENTE E DESEMPENHO ESCOLAR: UM ESTUDO COMPARATIVO DO DESEMPENHO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

André Luis dos Santos Barroso, Kátia Eliane Santos Avelar, Maria Geralda de Miranda, Reis Friede

Resumo


O presente estudo visa apresentar os resultados de pesquisa sobre a relação entre ambiente e desempenho escolar. Parte-se da implementação de um projeto de gestão participativa na escola pesquisada, que buscou desenvolver a consciência da importância da democracia em todos os níveis de atuação social. Entende-se, como premissa do estudo, que se o ambiente não for agradável, democrático e participativo nenhum avanço é possível na educação. Além disso, é preciso respeito, carinho e condições para que os estudantes sejam protagonistas do processo de construção do conhecimento. O estudo se deu através de pesquisa de campo e análise comparativa do desempenho escolar dos alunos das turmas pesquisadas, antes e após a implementação da nova forma de organização mais acolhedora, inclusiva e democrática, bem como pela análise de dados relacionados às depredações ocorridas no patrimônio da escola no mesmo período. Após, apresenta-se gráficos visando demonstrar o impacto na nova forma de gestão educacional. Por fim, o presente trabalho apresenta as conclusões advindas da pesquisa, asseverando que a educação deve ser compreendida como um ato político, em que o indivíduo precisa desenvolver a capacidade de entendimento e compreensão do que ocorre em sua volta. Além disso, conclui-se que mesmo sem infraestrutura com os recursos pedagógicos impecáveis, é possível realizar um processo educacional de qualidade.

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