A CONSOLIDAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DAS DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PELOS PROFESSORES PDE

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Gabriela Pilegi Teixeira

Resumo


A Diretriz Curricular da Educação Básica do Estado do Paraná - Língua Portuguesa, documento orientador da atividade docente dos professores da rede pública de ensino, determina um processo de ensino e aprendizagem pautado nos gêneros discursivos. Com o interesse de saber se os professores estão transpondo a prescrição para a sala de aula, analisamos os trabalhos produzidos pelos participantes do Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE), maior programa de formação continuada docente do estado, a fim de verificar se as propostas de intervenção pedagógicas propostas pelos professores PDE estão com convergência com o que prescreve a Diretriz, uma vez que o Programa objetiva ser ferramenta de consolidação das referidas prescrições. Para tanto, analisamos os artigos produzidos pelos professores PDE – turma 2014, tendo como arcabouço teórico as definições de gêneros discursivos instituídas por Bakhtin (2003) e seus estudiosos brasileiros. Os resultados demonstram que pouco mais da metade dos trabalhos produzidos pelos professores PDE turma 2014 foram organizados a partir da base teórico-metodológica dos gêneros discursivos, não consolidando o que determinam os documentos orientadores da atividade docente.


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