Edições anteriores
-
Revista Magistro
v. 1 n. 29 (2024)APRESENTAÇÃO
A Educação, como área de pesquisa, é um campo multidisciplinar que investiga os processos de ensino e aprendizagem, as políticas educacionais, as metodologias pedagógicas e os impactos sociais do conhecimento. Levando a interdisciplinaridade em consideração, estudos no campo da Educação frequentemente fazem interface com diversas outras áreas do saber. Só para citar alguns exemplos, temos a sociologia, com análises das desigualdades educacionais e dos diversos fatores que influenciam a aprendizagem, tais como as relações raciais e de gênero, as questões socioeconômicas, a violência urbana, dentre outros; temos a tecnologia, com estudos sobre inovações no ensino, como a educação a distância e o uso de inteligência artificial; e até a economia, com o exame da relação entre investimentos em educação e crescimento econômico, além da reflexão sobre os impactos das ações humanas no meio ambiente e suas relações com o processo de aprendizagem. Enfim, o campo para este debate é vasto!
A edição 2024 v.1, traz importantes reflexões que dialogam com a educação enquanto área do saber e enquanto prática, a partir de questões teóricas das Relações Étnico-Raciais, das Artes Visuais, da Tecnologia e da Geografia.
Boa leitura!
Etyelle Pinheiro de Araújo (UNIGRANRIO)
-
Revista Magistro
v. 2 n. 28 (2023)APRESENTAÇÃO
A pesquisa acadêmica abrange uma diversidade de campos do saber, isso reflete a complexidade e a interdisciplinaridade do conhecimento humano. Das ciências naturais às ciências sociais, das humanidades às tecnologias emergentes, cada área contribui com perspectivas, métodos e abordagens próprias para a compreensão do mundo. Como diz Hilton Japiassú, no campo da Interdisciplinaridade, “é preciso que cada um esteja impregnado de um espírito epistemológico suficientemente amplo para que possa observar as relações de sua disciplina com as demais sem negligenciar o terreno de sua especialidade”. É com esse espírito que apresento a edição 2023 v.2, que traz um panorama teórico-metodológico que atravessa a Filosofia, a Literatura e a Educação
Boa leitura!
Etyelle Pinheiro de Araújo (UNIGRANRIO)
-
Revista Magistro
v. 1 n. 27 (2023)APRESENTAÇÃO
A pesquisa é fundamental para o avanço do conhecimento em diversas áreas. Podemos construir novas teorias, revisar conceitos estabelecidos e refletir para gerar solução de problemas práticos. Seja no campo das ciências naturais, sociais ou humanas, investigar um tema com rigor metodológico possibilita descobertas que impactam diretamente a sociedade.
Prezando pela diversidade de temas e abordagens teórico-metodológicas e levando em consideração a interdisciplinaridade, enquanto um caminho para a construção de um pensamento crítico e inovador, essencial para a educação, esta edição é composta por artigos que produzem reflexões profundas no campo da Filosofia da Linguagem, da Etnomusicologia e da Educação.
Boa leitura!
Etyelle Pinheiro de Araújo (UNIGRANRIO)
-
Revista Magistro
v. 2 n. 26 (2022) -
REVISTA MAGISTRO
v. 1 n. 25 (2022) -
REVISTA MAGISTRO
v. 2 n. 24 (2021) -
REVISTA MAGISTRO
v. 1 n. 23 (2021) -
REVISTA MAGISTRO
v. 2 n. 22 (2020) -
REVISTA MAGISTRO
v. 1 n. 21 (2020) -
REVISTA MAGISTRO
v. 2 n. 20 (2019) -
REVISTA MAGISTRO
v. 1 n. 19 (2019) -
REVISTA MAGISTRO
v. 2 n. 18 (2018) -
REVISTA MAGISTRO
v. 1 n. 17 (2018) -
Revista Magistro
v. 2 n. 16 (2017) -
Revista Magistro
v. 1 n. 15 (2017) -
Revista Magistro
v. 2 n. 14 (2016) -
Revista Magistro
v. 1 n. 13 (2016) -
Revista Magistro
v. 2 n. 12 (2015) -
Revista Magistro
v. 1 n. 11 (2015) -
Revista Magistro
v. 2 n. 10 (2014) -
Revista Magistro
v. 1 n. 9 (2014) -
Revista Magistro
v. 2 n. 8 (2013) -
Revista Magistro
v. 1 n. 7 (2013) -
Revista Magistro
v. 2 n. 6 (2012) -
Revista Magistro
v. 1 n. 5 (2012)