Usos Narrativos do Passado: A História como Ingrediente na Gestão de Empresas de Alimentos em Petrópolis (RJ)

José Lazarino Ferrari, Paula Furtado Hartmann de Queiroz Monteiro, Alessandra de Sá Mello da Costa

Resumo


O artigo busca compreender como a história é incorporada na comunicação das empresas no segmento de alimentação em Petrópolis. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa exploratória junto a marcas tradicionais, visando à identificação do uso do passado em suas comunicações. Posteriormente, foi feita uma pesquisa junto à empresa Coisas da Fazenda, utilizando-se a análise de narrativa, que constituiu dois temas: (1) Usos Narrativos do Passado e (2) Futuros Pretendidos. Os resultados revelaram que a empresa recorre ao passado para construir suas narrativas no presente, tanto no âmbito interno, perante colaboradores e fornecedores; quanto no externo, junto aos clientes e à sociedade. Assim, o artigo demonstra como o passado é utilizado pelas empresas e incorporado em suas narrativas, visando alcançar futuros pretendidos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.