Dilemas, expectativas e perspectivas sobre o ensino superior de Turismo e Hospitalidade em tempos de Covid-19

Helena Catão Henriques Ferreira, Ari da Silva Fonseca Filho

Resumo


A pandemia de Covid-19, que chegou ao Brasil em março de 2020, impactou amplamente na vida econômica e social do país. Na ausência de uma vacina ou um remédio eficiente para enfrentá-la, o afastamento físico tem sido a saída na luta pelo seu controle. A universidade precisou suspender suas atividades presenciais, passando paulatinamente a desenvolvê-las de modo remoto. O ensino superior de turismo foi um dos mais impactados, devido a sua necessidade de realizar visitas e viagens técnicas, atividades práticas em laboratórios e também por tratar de um fenômeno que sofre profundas mudanças no momento. Sendo assim, o artigo teve como questão norteadora: de que modo a pandemia de Covid-19 afetou a vida pessoal e profissional dos docentes, tendo em vista suas atribuições relacionadas ao ensino, pesquisa, extensão e gestão? O objetivo foi investigar como esses professores estão enfrentando os desafios colocados pela pandemia em relação ao ensino mediado pela tecnologia. A pesquisa teve abordagem qualitativa, de caráter exploratório, apoiada na etnografia on-line, sendo realizadas 18 entrevistas, por meio de videochamadas, com participação pública. Apesar das dificuldades enfrentadas devido à brusca mudança na vida pessoal e profissional, os docentes têm encarado o cenário de forma positiva, desafiadora e criativa, adaptando-se às novas demandas do ensino. Enquanto alguns anseiam pelo retorno do ensino presencial, uma parcela dos docentes admite migrar para o sistema de ensino híbrido. Entretanto, essas mudanças necessitam ser vistas de modo crítico, a partir de um profundo debate, tendo em vista o cuidado com as consequências na qualidade da educação.


Palavras-chave


Turismo e Hospitalidade, Covid-19, Ensino Superior, Docentes, Ensino Remoto

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/raoit.v14n4.6658

Direitos autorais 2020 Helena Catão Henriques Ferreira, Ari da Silva Fonseca Filho

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.