REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO

A Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo é uma iniciativa do Núcleo de Turismo da Universidade Unigranrio. Foi criada, inicialmente, na Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), com o propósito de servir ao debate de temas relacionados à gestão pública e privada do turismo, orientados para o equilíbrio entre as abordagens teórica e prática.

A Revista foi editada semestralmente entre 2013 e 2018, a partir de 2019 a periodicidade passou a ser quadrimestral, e está dividida em três seções: artigos, estudos de caso e ensaios teóricos; resenhas de livros; entrevistas. Seu público-alvo é constituído por professores, pesquisadores, estudantes, profissionais e pessoas interessadas na literatura do turismo. A missão da revista é estimular a produção e disseminação de conhecimentos sobre turismo que possam contribuir para atividades acadêmicas e ações em organizações públicas e privadas.

Periodicidade: Quadrimestral

Número 1 - Abril

Número 2 – Agosto

Número 3 - Dezembro

 

##### EDIÇÃO ESPECIAL “LAPA: TURISMO, PATRIMÔNIO HISTÓRICO, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO CULTURAL”. #####

O centro histórico carioca é palco de inúmeras transformações estimuladas pelo desenvolvimento urbano do Rio de Janeiro. Seja relacionado à Zona Portuária e a importância social de sua memória até as transformações culturais que a Lapa atravessou ao longo dos anos. Fato é que os Arcos da Lapa, a Escadaria Selarón, os diversos bares e outros espaços confirmam o potencial da região como um território de encontro para moradores da cidade e também para a atividade turística. Mas acompanhado a esse cenário vêm as problemáticas para o desenvolvimento da região, como segurança, acesso, limpeza e pouca iluminação. Por sua memória, sua vocação como território de lazer para residentes e seu potencial turístico, a Lapa torna-se um vasto campo a ser estudado e compreendido de maneira mais clara.

Esta iniciativa da Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo em ter uma edição especial para publicação de artigos relacionados à Lapa se justifica pela tentativa do Núcleo de Pesquisa de Turismo da UNIGRANRIO, sediado no campus Lapa, em se aproximar ao território do qual está inserido, buscando conectar os estudos acadêmicos à sociedade civil.
A publicação deste número visa acolher artigos originais que abordem a temática detalhada acima. Não serão aceitos trabalhos fora do escopo especificados

TÓPICOS SUGERIDOS:
Turismo cultural; Turismo e Gastronomia; Turismo e Patrimônio Histórico; Turismo Sustentável; Inovação; Turismo de Base Comunitária.

ENVIO DE TRABALHOS:
O prazo limite para o envio dos artigos é 30 de setembro de 2019, exclusivamente pelo sistema online de submissões da revista (http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/raoit/index). O resultado da primeira rodada de avaliação ocorrerá em até 90 dias após o encerramento do prazo de submissão e a previsão de publicação da edição especial é em dezembro de 2019. Os artigos deverão seguir as normas e instruções para submissão exigidas pela revista, que são, resumidamente: 
- Serão encaminhados para avaliação artigos nos idiomas português, inglês ou espanhol;
- Os artigos deverão conter até 9000 palavras, incluindo o resumo, as palavras-chaves e as referências bibliográficas; 
- O artigo deve contar com uma versão do título, resumo e palavras-chave em inglês e espanhol

Para saber mais detalhes acerca das instruções aos autores, acesse a página RAOIT ou entre em contato com nucleopesquisatur@gmail.com.

 

 


Vol. XIII, NO. 2 (2019)

Sumário

Editorial

Deborah Moraes Zouain
PDF

Artigos

Thamires Foletto Fiuza, Guilherme Scheffer Alves, Nathalya​ ​​ ​ Mendes​ ​de Souza
PDF
1 - 20
André Luiz Maranhão de Souza Leão, Bruno Rafael Torres Ferreira, Thiago Ianatoni Camargo, Bruno Melo Moura
PDF
21 - 37
Joice Lavandoski, Gabriel Giglio
PDF
38 - 60
Rafael Fagundes Mirailh, Paulo Vanderlei Cassanego Junior, Claudio Sonáglio Albano
PDF
61 - 76
Hugo Quintanilha Silva Santos, Sérgio Domingos de Oliveira, Fabio Vinicius de Araujo Passos
PDF
77 - 99
Mayra Laborda Santos, Bruna Ranção Conti
PDF
100 - 125