A ENFERMAGEM E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO A EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: DESAFIOS A SEREM ENFRENTADOS

Fabio Fortes de Araujo, Fernanda Moraes Gonçalves, Ana Clementina Vieira de Almeida, Angelo Santos Siqueira

Resumo


Este estudo é parte integrante do Trabalho de Conclusão de Curso vinculado ao curso de Graduação em Enfermagem, da Escola de Ciências da Saúde, na Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO) “, surgiu a partir da necessidade de discutir o acesso a educação superior publica no Brasil, de forma mais democrática e justa.Trata-se de um estudo teórico de caráter reflexivo que tomou como referencial a Constituição Federal Brasileira, a Lei 9.394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Plano Nacional de Educação, como construtores e constituintes da democratização do acesso ao ensino superior. Tendo como objetivo por refletir acerca da democratização no acesso ao ensino superior gratuito. A relevância do estudo está em fomentar discussões, reflexões críticas e debates sobre como podemos contribuir para transformar o acesso ao ensino superior de forma mais democrática, justa e inclusiva. Em nossas considerações finais, acreditamos que desenvolvimento de uma nação não acontece separadamente do crescimento de um forte sistema de educação superior e é isso que todos aspiramos diminuir as desigualdades mediante a inclusão ampliando o acesso ao ensino universitário a população brasileira.  

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