A ENFERMAGEM E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO A EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: DESAFIOS A SEREM ENFRENTADOS

Autores

  • Fabio Fortes de Araujo Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)
  • Fernanda Moraes Gonçalves Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)
  • Ana Clementina Vieira de Almeida Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)
  • Angelo Santos Siqueira Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)

Resumo

Este estudo é parte integrante do Trabalho de Conclusão de Curso vinculado ao curso de Graduação em Enfermagem, da Escola de Ciências da Saúde, na Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO) “, surgiu a partir da necessidade de discutir o acesso a educação superior publica no Brasil, de forma mais democrática e justa.Trata-se de um estudo teórico de caráter reflexivo que tomou como referencial a Constituição Federal Brasileira, a Lei 9.394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Plano Nacional de Educação, como construtores e constituintes da democratização do acesso ao ensino superior. Tendo como objetivo por refletir acerca da democratização no acesso ao ensino superior gratuito. A relevância do estudo está em fomentar discussões, reflexões críticas e debates sobre como podemos contribuir para transformar o acesso ao ensino superior de forma mais democrática, justa e inclusiva. Em nossas considerações finais, acreditamos que desenvolvimento de uma nação não acontece separadamente do crescimento de um forte sistema de educação superior e é isso que todos aspiramos diminuir as desigualdades mediante a inclusão ampliando o acesso ao ensino universitário a população brasileira.  

Biografia do Autor

Fabio Fortes de Araujo, Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)

FABIO FORTES DE ARAUJO atualmente é Graduando em Enfermagem pela Universidade do Grande Rio. Em sua trajetória acadêmica realizou atividades como: Acadêmico Bolsista da Secretaria de Saúde e Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro do Instituto Estadual de Hematologia Arthur Siqueira Cavalcante - HEMORIO (IEHE) e Acadêmico Bolsista da Secretaria de Estado e Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro do Hospital Central da Polícia Militar - HCPM. Pesquisador Bolsista de Iniciação Científica na Universidade do Grande Rio , desenvolvendo trabalho de pesquisa pelo Programa Institucional de Iniciação Científica - tendo como agência de fomento o PIIC / CNPQ / FUNADESP. Membro do Grupo de Pesquisa em História da Enfermagem na Sociedade Brasileira - UNIGRANRIO , atuando na linha de pesquisa: Saberes e práticas da enfermagem na saúde coletiva. Desenvolveu Monitoria das matérias de Morfofisiologia Humana I e Morfofisiologia Humana II abordando os seguintes sistemas orgânicos - Anatomia , Embriologia , Fisiologia e Histologia na Universidade do Grande Rio.

Fernanda Moraes Gonçalves, Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)

Acadêmica do curso enfermagem do 8º período da Universidade do Grande, Acadêmica Bolsista de Enfermagem do Hospital Central da Polícia Militar (HCPM)

Ana Clementina Vieira de Almeida, Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Docente da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)

Angelo Santos Siqueira, Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)

Doutorando em Engenharia de Produção, Mestre em Modelagem Computacional, Docente da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)

Downloads

Publicado

2010-09-28

Como Citar

Araujo, F. F. de, Gonçalves, F. M., Almeida, A. C. V. de, & Siqueira, A. S. (2010). A ENFERMAGEM E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO A EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: DESAFIOS A SEREM ENFRENTADOS. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 4(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/1042

Edição

Seção

Artigos Científicos