FATORES ASSOCIADOS À CÁRE DENTÁRIA: UMA PESQUISA QUALITATIVA NA BEBÊ-CLÍNICA DA UNIGRANRIO/RJ

CLAUDIA DA SILVA CANALLI, ROBERTO DA GAMA SILVEIRA, LEILA CHEVITARESE, EDNA GURGEL CASANOVA, JOSÉ MASSAO MIASATO

Resumo


 

 OBJETIVOS: Identificar e analisar os fatores que contribuem para o desenvolvimento de cárie dentária em crianças de até setenta e um meses de idade assíduas ao programa Bebê-Clínica da UNIGRANRIO/RJ e fornecer subsídios que  contribuam para uma visão ampliada sobre o fenômeno da cárie dentária em crianças.

PROCEDIMENTO METODOLÓGICO: trata-se de pesquisa qualitativa, sendo utilizada a entrevista semi-estruturada para a coleta dos dados e Análise de Conteúdo. A partir de dados dos 315 prontuários de pacientes atendidos entre fevereiro a junho 2009 constatou-se que 53 pacientes atendiam aos critérios de inclusão. Selecionados por sorteio, 16 cuidadores foram entrevistados. O fechamento amostral ocorreu por saturação teórica.  .

ANÁLISE DOS RESULTADOS: A relação parental dos sujeitos do estudo com as crianças constitui-se de treze mães, duas avós e um pai. O agrupamento dos temas deu origem a três categorias analíticas: 1- Percepção e conhecimento dos cuidadores sobre o fenômeno da cárie dentária; 2- A influência da construção de hábitos e o fenômeno da cárie dentária; 3 – Outros fatores associados à cárie dentária. Os resultados da análise dos dados sugerem a coexistência de diversos fatores convergindo para o fenômeno da cárie dentária, a saber: ausência/deficiência de higiene oral, estresse dos cuidadores, desestruturação familiar, nível baixo de conhecimento sobre saúde bucal, hábitos alimentares inadequados, inexistência de colaboração dos diversos membros da família com o responsável pelo cuidado na manutenção da saúde bucal da criança.

CONCLUSÃO: A interação dos diversos fatores associados ao desenvolvimento da cárie dentária evidencia sua complexidade e o perigo de sentenciar os cuidadores como totalmente responsáveis pelo fenômeno. Tal aspecto aponta para a necessidade de que os cirurgiões dentistas desviem o olhar para além das lesões de cárie para o contexto de vida de cada paciente, numa abordagem humanizada, integral e, conseqüentemente, contextualizada.

 

 

  Descritores: Cárie dentária. Odontopediatria. Pesquisa qualitativa.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.