FATORES ASSOCIADOS À CÁRE DENTÁRIA: UMA PESQUISA QUALITATIVA NA BEBÊ-CLÍNICA DA UNIGRANRIO/RJ

Autores

  • CLAUDIA DA SILVA CANALLI UNIGRANRIO/PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ/RJ
  • ROBERTO DA GAMA SILVEIRA UNIGRANRIO
  • LEILA CHEVITARESE UNIGRANRIO
  • EDNA GURGEL CASANOVA UNIGRANRIO
  • JOSÉ MASSAO MIASATO UNIGRANRIO

Resumo

 

 OBJETIVOS: Identificar e analisar os fatores que contribuem para o desenvolvimento de cárie dentária em crianças de até setenta e um meses de idade assíduas ao programa Bebê-Clínica da UNIGRANRIO/RJ e fornecer subsídios que  contribuam para uma visão ampliada sobre o fenômeno da cárie dentária em crianças.

PROCEDIMENTO METODOLÓGICO: trata-se de pesquisa qualitativa, sendo utilizada a entrevista semi-estruturada para a coleta dos dados e Análise de Conteúdo. A partir de dados dos 315 prontuários de pacientes atendidos entre fevereiro a junho 2009 constatou-se que 53 pacientes atendiam aos critérios de inclusão. Selecionados por sorteio, 16 cuidadores foram entrevistados. O fechamento amostral ocorreu por saturação teórica.  .

ANÁLISE DOS RESULTADOS: A relação parental dos sujeitos do estudo com as crianças constitui-se de treze mães, duas avós e um pai. O agrupamento dos temas deu origem a três categorias analíticas: 1- Percepção e conhecimento dos cuidadores sobre o fenômeno da cárie dentária; 2- A influência da construção de hábitos e o fenômeno da cárie dentária; 3 – Outros fatores associados à cárie dentária. Os resultados da análise dos dados sugerem a coexistência de diversos fatores convergindo para o fenômeno da cárie dentária, a saber: ausência/deficiência de higiene oral, estresse dos cuidadores, desestruturação familiar, nível baixo de conhecimento sobre saúde bucal, hábitos alimentares inadequados, inexistência de colaboração dos diversos membros da família com o responsável pelo cuidado na manutenção da saúde bucal da criança.

CONCLUSÃO: A interação dos diversos fatores associados ao desenvolvimento da cárie dentária evidencia sua complexidade e o perigo de sentenciar os cuidadores como totalmente responsáveis pelo fenômeno. Tal aspecto aponta para a necessidade de que os cirurgiões dentistas desviem o olhar para além das lesões de cárie para o contexto de vida de cada paciente, numa abordagem humanizada, integral e, conseqüentemente, contextualizada.

 

 

  Descritores: Cárie dentária. Odontopediatria. Pesquisa qualitativa.

Biografia do Autor

CLAUDIA DA SILVA CANALLI, UNIGRANRIO/PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ/RJ

Cirurgiã-dentista, especialista em Saúde Coletiva e Mestre em Odontopediatria.

Atualmente cursando especilização em Gestão em Saude Pública na UFF.

ROBERTO DA GAMA SILVEIRA, UNIGRANRIO

Doutor em Odontopediatria.

Professor do Curso de graduação e  pós graduação em Odontologia  da UNIGRANRIO/Duque de Caxias,RJ

LEILA CHEVITARESE, UNIGRANRIO

Doutora em Odontopediatria.

Professora do curso de graduação e pós graduação em Odontologia da UNIGRANRIO/Duque de Caxias,RJ

Coordernadora do PRÓ-SAÚDE I UNIGRANRIO.

EDNA GURGEL CASANOVA, UNIGRANRIO

Doutora em Enfermagem.

Professora do curso de graduação em Enfermagem da UNIGRANRIO/Duque de Caxias.RJ

JOSÉ MASSAO MIASATO, UNIGRANRIO

Doutor em Odontopediatria.

Coordenador do curso de mestrado profissional em Odontologia (0dontopediatria)  da UNIGRANRIO/Duque de Caxias,RJ

Downloads

Publicado

2011-08-05

Como Citar

CANALLI, C. D. S., SILVEIRA, R. D. G., CHEVITARESE, L., CASANOVA, E. G., & MIASATO, J. M. (2011). FATORES ASSOCIADOS À CÁRE DENTÁRIA: UMA PESQUISA QUALITATIVA NA BEBÊ-CLÍNICA DA UNIGRANRIO/RJ. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 5(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/1155

Edição

Seção

Artigos Científicos