COMO SELECIONAR CONTEÚDOS DE BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO?

Ítalo Nascimento Carvalho, Nei Freitas Nunes-Neto, Charbel N. El-Hani

Resumo


Neste trabalho, discutimos uma possível solução para o problema do excesso de conteúdos de biologia e da forma
fragmentada como os mesmos são abordados nos currículos do ensino médio. A grande quantidade de conteúdos contribui
para que os estudantes apenas os memorizem por algum tempo, de modo mecânico, até que precisem utilizá-los em alguma
avaliação, sem aprendê-los de forma substancial e significativa. A proposta discutida nesse trabalho é de que haja uma
redução da quantidade de conteúdos no ensino de biologia, o que requer, naturalmente, que sejam propostos critérios não
arbitrários para a seleção de conteúdos a serem preservados e eliminados. Um dos critérios possíveis é o de que sejam
priorizados conteúdos que apresentem papel estruturante no conhecimento biológico, levando-se em conta, de um lado,
uma moldura teórica hierárquica e, de outro, a distinção de dois campos nas ciências biológicas, a biologia evolutiva e a
biologia funcional.

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ISSN: 2238-2380

 

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