COMO SELECIONAR CONTEÚDOS DE BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO?
Resumo
Neste trabalho, discutimos uma possível solução para o problema do excesso de conteúdos de biologia e da formafragmentada como os mesmos são abordados nos currículos do ensino médio. A grande quantidade de conteúdos contribui
para que os estudantes apenas os memorizem por algum tempo, de modo mecânico, até que precisem utilizá-los em alguma
avaliação, sem aprendê-los de forma substancial e significativa. A proposta discutida nesse trabalho é de que haja uma
redução da quantidade de conteúdos no ensino de biologia, o que requer, naturalmente, que sejam propostos critérios não
arbitrários para a seleção de conteúdos a serem preservados e eliminados. Um dos critérios possíveis é o de que sejam
priorizados conteúdos que apresentem papel estruturante no conhecimento biológico, levando-se em conta, de um lado,
uma moldura teórica hierárquica e, de outro, a distinção de dois campos nas ciências biológicas, a biologia evolutiva e a
biologia funcional.
Downloads
Publicado
2011-12-21
Como Citar
Carvalho, Ítalo N., Nunes-Neto, N. F., & El-Hani, C. N. (2011). COMO SELECIONAR CONTEÚDOS DE BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO?. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 1(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/1588
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.