COMO SELECIONAR CONTEÚDOS DE BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO?

Autores

  • Ítalo Nascimento Carvalho Universidade Federal da Bahia
  • Nei Freitas Nunes-Neto Universidade Federal da Bahia
  • Charbel N. El-Hani Universidade Federal da Bahia

Resumo

Neste trabalho, discutimos uma possível solução para o problema do excesso de conteúdos de biologia e da forma
fragmentada como os mesmos são abordados nos currículos do ensino médio. A grande quantidade de conteúdos contribui
para que os estudantes apenas os memorizem por algum tempo, de modo mecânico, até que precisem utilizá-los em alguma
avaliação, sem aprendê-los de forma substancial e significativa. A proposta discutida nesse trabalho é de que haja uma
redução da quantidade de conteúdos no ensino de biologia, o que requer, naturalmente, que sejam propostos critérios não
arbitrários para a seleção de conteúdos a serem preservados e eliminados. Um dos critérios possíveis é o de que sejam
priorizados conteúdos que apresentem papel estruturante no conhecimento biológico, levando-se em conta, de um lado,
uma moldura teórica hierárquica e, de outro, a distinção de dois campos nas ciências biológicas, a biologia evolutiva e a
biologia funcional.

Biografia do Autor

Ítalo Nascimento Carvalho, Universidade Federal da Bahia

Nei Freitas Nunes-Neto, Universidade Federal da Bahia

Charbel N. El-Hani, Universidade Federal da Bahia

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Publicado

2011-12-21

Como Citar

Carvalho, Ítalo N., Nunes-Neto, N. F., & El-Hani, C. N. (2011). COMO SELECIONAR CONTEÚDOS DE BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO?. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 1(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/1588