DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM A TEMÁTICA HORTA PARA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTALE A CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS NO ENSINO DE QUÍMICA

Maria Aparecida da Costa, Thais Mateus Vasconcelos, Karla Amâncio Pinto Field's, Renato Gomes Santos

Resumo


A educação ambiental e a contextualização dos conteúdos tornam-se mecanismos indispensáveis que visam contribuir para a formação do aluno enquanto cidadão, que passará a ter pensamento crítico e atitudes em busca de soluções frente às causas problemáticas relacionadas ao seu contexto social. Nessa lógica, o presente trabalho objetiva relatar a elaboração de uma sequência didática, a partir da temática horta, para promover a educação ambiental e a contextualização dos conteúdos no ensino de química. A mesma foi elaborada para ser desenvolvida com alunos do primeiro, segundo e terceiros anos do ensino médio. Para a realização de todas as atividades propostas, a sequência didática foi dividida em seis encontros, sendo três encontros voltados especificamente para questões sobre a horta e outros três específicos para cada ano do ensino médio, trabalhando-se a relação da horta com os conteúdos químicos, sendo estes: tabela periódica, elementos químicos, soluções, pH, concentração, ácido-base, e funções orgânicas. Ainda, pensando-se em tornar as aulas mais atrativas, elaboraram-se dois jogos, sendo estes, um de cartas: “A Química dos Alimentos” e outro: “Na Trilha da Horta Sustentável”, com perguntas, curiosidades e sugestões relacionadas à horta.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2238-2380

 

Indexadores:

Latindex,  Diadorim, Google AcadêmicoSumarios.OrgCapes .periodicos.

 

Anti-plágio