DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM A TEMÁTICA HORTA PARA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTALE A CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Maria Aparecida da Costa IFG
  • Thais Mateus Vasconcelos IFG
  • Karla Amâncio Pinto Field's IFG
  • Renato Gomes Santos UEG

Resumo

A educação ambiental e a contextualização dos conteúdos tornam-se mecanismos indispensáveis que visam contribuir para a formação do aluno enquanto cidadão, que passará a ter pensamento crítico e atitudes em busca de soluções frente às causas problemáticas relacionadas ao seu contexto social. Nessa lógica, o presente trabalho objetiva relatar a elaboração de uma sequência didática, a partir da temática horta, para promover a educação ambiental e a contextualização dos conteúdos no ensino de química. A mesma foi elaborada para ser desenvolvida com alunos do primeiro, segundo e terceiros anos do ensino médio. Para a realização de todas as atividades propostas, a sequência didática foi dividida em seis encontros, sendo três encontros voltados especificamente para questões sobre a horta e outros três específicos para cada ano do ensino médio, trabalhando-se a relação da horta com os conteúdos químicos, sendo estes: tabela periódica, elementos químicos, soluções, pH, concentração, ácido-base, e funções orgânicas. Ainda, pensando-se em tornar as aulas mais atrativas, elaboraram-se dois jogos, sendo estes, um de cartas: “A Química dos Alimentos” e outro: “Na Trilha da Horta Sustentável”, com perguntas, curiosidades e sugestões relacionadas à horta.

Biografia do Autor

Maria Aparecida da Costa, IFG

Bolsista no programa institucional de bolsa de iniciação a docência - PIBID e cursando Licenciatura em Química no Instituto Federal de Goiás Câmpus Itumbiara-GO

Thais Mateus Vasconcelos, IFG

Bolsista no programa institucional de bolsa de iniciação a docência - PIBID e cursando Licenciatura em Química no Instituto Federal de Goiás Câmpus Itumbiara-GO

Karla Amâncio Pinto Field's, IFG

Doutora em ensino de química pela Universidade Federal de Goiás, Câmpus Goiânia, docente no curso de licenciatura em química no Instituto federal de Goiás Câmpus Itumbiara-GO e líder do núcleo de pesquisa e extensão em processos educacionais - NuPEPE.

Renato Gomes Santos, UEG

Professor adjunto do estado de goiás e mestrando em ciências moleculares na universidade estadual de goiás, Câmpus Anápolis-GO

Downloads

Publicado

2016-05-05

Como Citar

da Costa, M. A., Vasconcelos, T. M., Field’s, K. A. P., & Santos, R. G. (2016). DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM A TEMÁTICA HORTA PARA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTALE A CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS NO ENSINO DE QUÍMICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 6(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/3323