FILME, EXPERIÊNCIA E TECNOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS QUÍMICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Everton Bedin

Resumo


A profissão professor, definida como ação educativa que constitui o processo de ensino-aprendizagem, tem, dentre várias funções, estimular a criação cultural, o desenvolvimento do espírito crítico-reflexivo e criar situações favoráveis a aprendizagem dos alunos nas diferentes áreas do conhecimento. Neste sentido, o presente artigo tem por objetivo proporcionar reflexões sobre uma metodologia de ensino para o conteúdo de Cinética Química no segundo ano do Ensino Médio, considerando o uso da experimentação, das tecnologias e da estimulação do estudante para a construção satisfatória do processo ensino-aprendizagem. A pesquisa desenhou-se em um viés etnográfico de cunho qualitativo via uso de filme, experimentação e tecnologias. A aquisição dos dados ocorreu por meio de uma atividade desenvolvida pelo professor em quatro momentos: 1. Sondagem e apresentação do conteúdo; 2. Divisão das turmas; 3. Aplicação de um filme; 4. Construção e socialização de conhecimentos na rede social, sendo analisadas de forma quali-quantitativa. Após a averiguação dos dados foi possível compreender a importância de uma metodologia construtivista de cunho investigativo para que os estudantes possam ter um papel ativo nos processos de ensino e aprendizagem, permitindo a formação individual de caráter crítico-reflexivo.


Palavras-chave


Metodologia de Ensino. Cinética Química. Aprendizagem.

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ISSN: 2238-2380

 

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