FILME, EXPERIÊNCIA E TECNOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS QUÍMICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Autores/as

  • Everton Bedin UFRGS; ULBRA

Palabras clave:

Metodologia de Ensino. Cinética Química. Aprendizagem.

Resumen

A profissão professor, definida como ação educativa que constitui o processo de ensino-aprendizagem, tem, dentre várias funções, estimular a criação cultural, o desenvolvimento do espírito crítico-reflexivo e criar situações favoráveis a aprendizagem dos alunos nas diferentes áreas do conhecimento. Neste sentido, o presente artigo tem por objetivo proporcionar reflexões sobre uma metodologia de ensino para o conteúdo de Cinética Química no segundo ano do Ensino Médio, considerando o uso da experimentação, das tecnologias e da estimulação do estudante para a construção satisfatória do processo ensino-aprendizagem. A pesquisa desenhou-se em um viés etnográfico de cunho qualitativo via uso de filme, experimentação e tecnologias. A aquisição dos dados ocorreu por meio de uma atividade desenvolvida pelo professor em quatro momentos: 1. Sondagem e apresentação do conteúdo; 2. Divisão das turmas; 3. Aplicação de um filme; 4. Construção e socialização de conhecimentos na rede social, sendo analisadas de forma quali-quantitativa. Após a averiguação dos dados foi possível compreender a importância de uma metodologia construtivista de cunho investigativo para que os estudantes possam ter um papel ativo nos processos de ensino e aprendizagem, permitindo a formação individual de caráter crítico-reflexivo.

Biografía del autor/a

Everton Bedin, UFRGS; ULBRA

Graduado em Química, Licenciatura - UPF. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química. Pós-Graduado em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação - FURG. Mestre em Educação em Química - UFU. Doutor em Educação e Ensino em Ciências: química da vida e saúde – UFRGS. Pós-doutorando em Educação em Ciências pela UFRGS. Professor de Química na Educação Básica na rede pública e particular de ensino e na Universidade Luterana do Brasil – ULBRA –, campus Canoas.

Publicado

2019-05-09

Cómo citar

Bedin, E. (2019). FILME, EXPERIÊNCIA E TECNOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS QUÍMICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 9(1). Recuperado a partir de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4280